Luiz Carlos Faray, diretor do B2B da Oi. Foto: Divulgação.

A Oi firmou uma parceria com a VM9 Smart City Solutions, empresa de tecnologia da informação e engenharia aplicada a cidades inteligentes, para disponibilizar uma nova solução de smart cities para os setores público e privado. 

A operadora oferecerá uma plataforma da companhia de Nova Friburgo focada na transformação digital das cidades. A solução será lançada pela companhia ainda no primeiro trimestre de 2017.

“O Oi Cidades Inteligentes vai oferecer soluções modulares e sob medida para pequenas, médias e grandes cidades. Nosso objetivo é propor aos municípios uma abordagem simples, prática e financeiramente viável para aumento da eficiência e satisfação com serviço público, com efetiva redução de custos e equilíbrio das contas”, diz Luiz Carlos Faray, diretor do B2B da Oi.

A solução oferecida pela Oi poderá receber múltiplas fontes de dados e se conectar com outras plataformas e soluções, como as de IoT (internet das coisas) para iluminação pública.

“O objetivo é criar um ecossistema de parceiros com know how no setor público”, completa Faray. 

A solução Oi Cidades Inteligente será hospedada na nuvem e suportada pelos servidores virtuais do data center da Oi com abrangência nacional. 

A Oi vem apostando na tendência de internet das coisas. No ano passado, lançou a Oi Smart, plataforma de serviços de automação que se baseia no conceito de IoT. A companhia também começou a operar o seu laboratório de IoT no Rio de Janeiro, em parceria com a Nokia, para o desenvolvimento de novas soluções.

Em Nova Friburgo, a VM9 desenvolve um projeto com a prefeitura para estabelecer uma interface digital para os cidadãos se conectarem com o município. No portal criado pela empresa é possível realizar tarefas como verificar e fornecer feedback sobre o planejamento da cidade, criar mapas próprio e fazer pedidos ao serviço público.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, responsável por um grande número de atividades relacionadas à gestão territorial, conta com a VM9 para construir uma sólida base de dados geoespaciais municipais a ser publicada para os cidadãos.

Com isso, o órgão busca simplificar e melhorar os serviços oferecidos aos cidadãos a partir de fluxos de trabalho digitais de pedidos públicos e melhorar a gestão interna.

Em 2017, o projeto irá monitorar a qualidade do ar e da água e as condições ambientais para publicar informações aos cidadãos através de uma variedade de canais de comunicação.

A Oi tem feito parcerias com startups para fornecer soluções especializadas em diversos segmentos.

No ano passado, a empresa firmou um acordo com a Fieldcorp, focada em soluções móveis para negócios, para oferecer o Gestão de Força de Campo hospedado no data center da Oi.

O sistema disponibiliza para as empresas que possuem equipes em campo um conjunto de ferramentas que facilitam a operação dos serviços, como o controle de chamadas e ordens de serviços e localização geográfica via GPS.