O Esporte Clube Pinheiros conta com 40 mil associados. Foto: Divulgação.

O Esporte Clube Pinheiros, tradicional centro de esportes de São Paulo, com 40 mil associados, adotou o Fluig, plataforma de produtividade da Totvs. A ferramenta foi integrada ao ERP Delsoft, utilizado pelo clube.

“Acreditamos que o Fluig é a inovação que está possibilitando a automatização das nossas atividades e nos trazendo ganhos significativos, inclusive redução de custos. As etapas mais simples geram indicadores que nos auxiliam na mensuração da efetividade da própria ferramenta e também dos profissionais”, afirma Andreas de Souza Fein, Assessor de Planejamento e Tecnologia do Esporte Clube Pinheiros.

Com o objetivo de trazer mais agilidade e integração na operação interna, a implantação do Fluig começou em setembro de 2015, no departamento de comunicação e marketing do Pinheiros. Nessa etapa, todo o processo de solicitações foi automatizado, eliminando as demandas realizadas por e-mail e que demoravam para serem atendidas. 

Os pedidos agora são feitos via Fluig, o que permite monitoramento do tempo de execução e avaliação do serviço prestado, gerando indicadores de performance do departamento em tempo real.

Hoje, a solicitação de uma peça publicitária é realizada por meio da tecnologia Totvs, com campos de preenchimento obrigatórios. A medida resulta em um briefing mais completo e, consequentemente, na redução de retrabalhos. 

O Fluig também atua na área da qualidade auxiliando no cumprimento das diretrizes da certificação ISO 9001. Antes, os registros de não conformidade eram feitas via formulário no Word e enviadas por e-mail para um colaborador da área, que então inseria os dados em um sistema específico. 

Hoje, os próprios funcionários já fazem os registros diretamente na solução e o departamento apenas valida a informação e direciona para o setor responsável. 

Outras áreas beneficiadas foram a auditoria interna financeira e a gerência geral no processo de controle de ofícios - meio de comunicação formal entre o Conselho Deliberativo e a Presidência e Diretoria.

Dentre as áreas administrativas do clube, a solução passou a ser utilizada também pela Universidade Corporativa Pinheiros (UCP). Criada em agosto de 2015, com objetivo de desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários, a área gere no Flougi todos os conteúdos aplicados, avaliações de satisfação, acompanhamento de aulas, controles de presença, dentre outras ações. 

O Pinheiros apoia mais de 5 mil atletas em 60 modalidades esportivas e é o clube que mais conquistou medalhas olímpicas para o Brasil. Na Rio 2016, estavam presentes 80 representantes do clube, cerca de 10% da delegação Brasileira. 

A renovação dos contratos esportivos, feita anualmente, também foi modificada com a chegada do Fluig.

O Fluig ainda será expandido para procedimentos como controle de previsão de viagens esportivas e solicitação de eventos e verba. Em 2017, a expectativa é ter a tecnologia auxiliando ainda nas atividades dos esportes e departamento médico, com o uso do prontuário eletrônico para os associados e atletas.

A Totvs fechou o terceiro trimestre de 2016 com uma receita de R$ 537,5 milhões, uma queda de 6,9% frente ao resultado o mesmo período do ano anterior e de 1,4% frente ao trimestre anterior.

O lucro líquido foi de R$ 44,9 milhões, uma queda de 43,1% frente aos resultados do mesmo trimestre do ano passado, mas uma melhoria de 18,9% frente ao trimestre anterior.