O Cenesp reúne condomínio de empresas, shopping center, restaurantes, agências bancárias, centro de eventos, posto de gasolina e oficina mecânica. Foto: Divulgação.

O Centro Empresarial de São Paulo (Cenesp) modernizou sua infraestrutura de telecomunicações, que cobre seus sete prédios e dá suporte aos serviços do condomínio, com a combinação de duas soluções da Furukawa: Laserway (100% óptica) e wi-fi.

O Cenesp recebe, diariamente, cerca de 12 mil pessoas, entre visitantes e funcionários das mais de 50 empresas instaladas no condomínio - que abriga também shopping center, restaurantes, agências bancárias, um centro de eventos, posto de gasolina e oficina mecânica. 

“O objetivo principal do projeto foi o aumento da eficiência e da qualidade dos serviços”, afirma Renato Marquart, gerente da Austacem, empresa parceira da Furukawa que administra a rede de telecomunicações do Cenesp.

O projeto teve origem na necessidade de atualização do sistema de câmeras CFTV, utilizadas no monitoramento de todo o complexo empresarial. 

“Nossa avaliação indicou que a solução Laserway seria ideal para atender às demandas do Cenesp, atuais e futuras, uma vez que se baseia na tecnologia óptica GPON. Além disso, como a rede Wi-Fi também precisava ser atualizada, optamos pela solução wireless Furukawa, que hoje funciona integrada ao Laserway”, detalha Marquart.

A solução Laserway Wireless conta com controladoras, que oferecem flexibilidade para a criação de várias redes Wi-Fi compartilhando o mesmo access point (antena) e, ainda, para a implantação de novas funcionalidades. 

O Centro Empresarial conta hoje com duas controladoras wi-fi e cerca de 170 access points, que cobrem uma área de 36 mil metros quadrados e permitem o acesso simultâneo de até 10 mil usuários.

A rede wireless está conectada à solução Laserway, que também dá suporte ao sistema CFTV - hoje com 380 câmeras conectadas - e aos serviços de internet fornecidos a algumas empresas instaladas no Cenesp. 

“Com a nova rede wi-fi, tivemos melhorias significativas em termos de abrangência e de funcionalidades implementadas. Já o Laserway permitiu instalar câmeras de monitoramento de alta resolução, que oferecem imagens mais nítidas e de qualidade melhor”, ressalta Marquart.  

Pertencente ao grupo japonês Furukawa Electric, a Furuwaka é fabricante de soluções completas para infraestrutura de redes de comunicação e energia, com unidades industriais em Curitiba, Sorocaba e Santa Rita do Sapucaí. A empresa também possui fábricas de cabos ópticos em Berazategui, na Argentina; Palmira, na Colômbia e Mexicali, no México.