Totvs coloca as fichas em Design Thinking. Foto: flickr.com/photos/ciudadanointeligente

A Totvs acaba de criar uma área focada em incrementar a experiência de usuário (UX, na sigla em inglês), dos seus produtos.

Instalado na sede da empresa, na zona norte de São Paulo, o UX Lab reúne um time de desenvolvedores de tamanho não revelado dedicados a revisar os processos, a interface e a navegabilidade das soluções da empresa com base em princípios de Design Thinking.

O projeto piloto da área de UX Strategy redesenhou toda a solução da Totvs para Ponto de Venda (PDV), atualmente, as soluções da empresa para Varejo estão presentes em mais de 2,5 mil clientes.

Para compreender as dificuldades dos usuários, a equipe de UX Strategy iniciou o projeto com observação e entrevista com operadores de caixas, no local de trabalho deles.

Com a sistematização dessas informações identificou-se, por exemplo, a necessidade de encurtar o treinamento para uso do software, para driblar a alta rotatividade no posto de operador de caixa.

A próxima etapa foi a criação de protótipos de baixa fidelidade, feitos com papéis coloridos e escritos à mão, reproduzindo de forma concreta as telas e os botões de navegação. 

Esse material passou por testes de usabilidade, que embasaram a criação de um protótipo de alta fidelidade, já no computador, avaliado pelos usuários finais da solução.

O resultado foi uma redução de 70% no tempo de treinamento dos operadores de caixa. 

"A frente de caixa é um ponto crítico para o bom funcionamento de um estabelecimento comercial”, afirma o diretor do segmento de Varejo da Totvs, André Veiga. 

O anúncio coloca a Totvs em linha com multinacionais de software de gestão como a SAP, que nos últimos tempos tem batido na tecla da melhoria das interfaces de software e da adoção de técnicas de design thinking.

Em nota, a Totvs destaca que tem bala na agulha para investir: nos últimos cinco anos, foram R$ 830 milhões em Pesquisa e Desenvolvimento, em uma proporção de 13% da sua receita mensal, em média. São 3 mil colaboradores envolvidos com P&D.

Há ainda um centro de desenvolvimento no México, especializado na adaptação dos softwares a legislação e práticas de negócio dos demais países atendidos pela Totvs e o Totvs Labs, centro de pesquisa instalado no Vale do Silício, nos Estados Unidos.