O Colégio Visconde de Porto Seguro contratou a Ruckus Wireless para fornecimento de wi-fi. Foto: Divulgação.

O Colégio Visconde de Porto Seguro contratou a Ruckus Wireless para fornecimento de wi-fi para suas três unidades, que somam cerca de 10 mil alunos. Fundado em 1878, a instituição paulista é uma das mais conceituadas do estado.

Foram instalados mais de 250 pontos de acesso Ruckus ZoneFlex Smart Wi-Fi de banda dupla (5 GHz/2,4 GHz) para interiores, mais 25 Ruckus ZoneFlex externos e mais três controladores Ruckus ZoneDirector 3025. 

“O projeto consistiu na revisão de todo o ambiente de rede necessário para a melhora do desempenho e disponibilidade da rede wireless. A instalação da solução Ruckus possibilitou que a rede fosse redesenhada e segmentada visando garantir a melhor conectividade”, explica o diretor de tecnologia da informação do Colégio Visconde de Porto Seguro, Alexandre Marcondes.

Entre os problemas enfrentados pela rede de ensino antes do projeto estavam baixa qualidade no sinal da rede wireless, baixa performance no uso da rede, falta de redundância e contingência, falhas de segurança e falta de controle no uso do sinal. 

“A implementaçāo da soluçāo nas unidades do colégio proporcionou uma rede de alta capacidade, cobertura inteligente e gestão da arquitetura, atributos que se traduzem em alto nível de experiência para os alunos", diz o gerente de vendas no Brasil da Ruckus Wireless, Ulisses Pimentel.

A disponibilidade de wi-fi é importante na escola pois, além de outros projetos, o colégio conta com o programa Porto Tablet. Desde 2012, o Porto Seguro já entregou cerca de 1,5 mil iPads com aplicativos educacionais para alunos do 9º ano do ensino fundamental e 1º do ensino médio. Até 2017, o projeto irá contemplar também os dois últimos anos do Ensino Médio.

Nos últimos tempos, o colégio tem feito diversos investimentos na modernização da tecnologia utilizada. Em novembro do ano passado, o Visconde de Porto Seguro anunciou a adoção do Office 365, da Microsoft, para alunos a partir da 5ª série.

A ferramenta já era utilizada pelo colégio na área administrativa há cerca de um ano e meio. Antes de levar a ferramenta para a área pedagógica, a instituição fez um trabalho de preparação com alunos e professores.

Além do Office 365, o Porto Seguro também utiliza o Dynamics CRM, ferramenta adotada com o objetivo de aprimorar o processo de comunicação da instituição com pais, alunos e responsáveis.

Fundado como Deutsche Schule, o Colégio Visconde de Porto Seguro foi o 80º melhor classificado no Enem 2013 entre todos os colégios do país.