A SuperVIA opera serviços ferroviários metropolitanos do Rio de Janeiro. Foto: Divulgação.

A SuperVIA, empresa brasileira privada que opera serviços ferroviários metropolitanos do Rio de Janeiro, contratou a Trend Micro para proteger seus dados.

Com uma linha de 270 km e 102 estações em 12 cidades, a companhia transporta uma média de 600 mil passageiros por dia e conta atualmente com 2,5 mil funcionários em cinco instalações.

O ambiente de TI da empresa inclui 500 estações de trabalho e um data center com 200 servidores.

Ao iniciar um projeto para melhorar sua infraestrutura digital, a empresa precisava garantir a integridade dos milhares de dados sensíveis, como informações financeiras, contratos e até fotos e vídeos das câmeras em suas estações ferroviárias. 

“A solução de segurança usada anteriormente não impediu a entrada de vírus por pendrives e ocorrências de ransomware; por isso, desta vez, necessitávamos de uma solução de segurança realmente efetiva”, afirma Gilberto Sousa, CIO da SuperVIA

Depois de analisar soluções de vários provedores, a companhia optou pela Trend Micro.

Para proteger informações e solucionar os problemas de conformidade, a SuperVIA instalou a solução Trend Micro Smart Protection para Endpoints. 

“Essa abordagem com multicamadas protege nosso ambiente legado contra ransomwares, malware desconhecidos, ataques direcionados e outros exploits”, esclarece Sousa.

Com segurança pró-ativa contra ameaças e vulnerabilidades para proteger os sistemas e aplicativos antigos da SuperVIA, a solução protege os endpoints, smartphones, tablets, pen drives e unidades removíveis e servidores de arquivos.

Já para uma gestão centralizada e criptografia de aplicativos de endpoint, a SuperVIA adotou o Trend Micro Control Manager. 

A combinação das soluções da Trend Micro para a central de dados, endpoints e dispositivos móveis garantiu uma melhora para a segurança da SuperVIA. De acordo com o CIO, nos últimos dois anos, o Trend Micro Smart Protection for Endpoints bloqueou mais de 18 mil ataques.

“Mesmo com nosso ambiente muito complexo, tenho plena confiança na Trend Micro e acredito que a solução de segurança é, hoje, a melhor do mercado”, finaliza.

A SuperVIA planeja, em breve, atualizar os servidores e instalar a solução Trend Micro Deep Security.

A SuperVia opera o serviço de trens urbanos na região metropolitana (Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita, Queimados, São João de Meriti, Belford Roxo, Japeri, Magé, Paracambi e Guapimirim), através de uma malha ferroviária de 270 km dividida em cinco ramais, três extensões e 102 estações.