Aplicativo será disponibilizado na próxima terça-feira, 7. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.
A Caixa Econômica Federal vai possibilitar a criação de contas digitais na modalidade poupança para todas as pessoas que não têm conta bancária, inclusive os brasileiros que não possuem CPF, para pagar o auxílio emergencial de R$ 600 do Governo Federal.
Segundo o site Poder 360, o aplicativo deve estar disponível a partir da próxima terça-feira, 7, para Android, sistema operacional utilizado por 96% dos clientes da Caixa.
A aplicação irá viabilizar as transferências do auxílio, também conhecido como coronavoucher, que ainda não têm data certa para chegar às mãos dos beneficiários.
Ao fazer o download, será preciso preencher os campos nome e número de CPF, com a opção de informar que não possui o cadastro de pessoa física.
Os que tiverem um número válido de CPF terão seus dados checados automaticamente pelo aplicativo da Caixa, com informações da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), que tem o banco de dados dos benefícios sociais.
Já quem não tiver CPF, será direcionado para outro serviço para obter o documento. A Receita Federal é responsável pela emissão, que já podia ser realizada on-line.