O Google tem um programa de bolsas de pesquisa para a América Latina Foto: lightpoet/Shutterstock.

O Google abriu as inscrições para a edição de 2016 do programa de bolsas de pesquisa da empresa para a América Latina. A iniciativa tem o objetivo de apoiar projetos na área de ciência da computação.

O programa oferece apoio a estudantes de mestrado ou doutorado e seus professores orientadores com uma bolsa mensal para executar as propostas de seus projetos. 

A empresa já promoveu uma edição do programa em 2015 e afirmou que a experiência com o grupo de beneficiados incentivou o Google a continuar e ampliar a iniciativa.

O valor do financiamento dobrou em relação ao ano passado, passando de US$ 300 mil para US$ 600 mil. O número de bolsas concedidas também aumentará, podendo contemplar até 48 pesquisadores em 24 projetos.

As propostas de bolsas devem pertencer a campos de estudo de interesse do Google e do Centro de Engenharia da empresa em Belo Horizonte, como: geografia/mapas; interação entre humanos e computadores; recuperação, extração e organização de informações; internet das coisas; aprendizado de máquinas e mineração de dados; dispositivos móveis; processamento natural de idiomas; interfaces físicas e experiências imersivas; e privacidade. 

As inscrições podem ser feitas até 9 de junho de 2016. Os vencedores serão anunciados em agosto durante um evento em Belo Horizonte, nos novos escritórios do Centro de Engenharia do Google.