Foto: Pixabay.

A Aliansce Sonae, administradora de shopping centers, migrou todo seu ambiente virtual para a Nutanix, especializada em computação em nuvem corporativa.

Segundo a empresa, o grupo implementou uma solução de cloud privada responsável por concentrar os dados e aplicações dos seus 40 shoppings.

Anteriormente, a Aliansce Sonae tinha um data center próprio, dentro de um dos seus shoppings, e percebeu a necessidade de migrar o ambiente, além de realocar os equipamentos para um espaço que melhor atendesse às suas necessidades.

Com a mudança, os colaboradores do grupo agora podem acessar os dados necessários de qualquer lugar e através de qualquer dispositivo.

A existência de uma plataforma única também centralizou a gestão no time de TI da companhia, eliminando grande parte da complexidade que havia antes no processo.

Segundo a empresa, a atualização dos ambientes era dividida em máquinas físicas, rede e outros e agora ocorre em ambiente e etapa únicos - com a solução Prism da Nutanix -, reduzindo o tempo de cerca de um mês para apenas alguns minutos. 

Como a solução é totalmente baseada em software, a empresa destaca que consegue acompanhar o crescimento sem a necessidade de grandes mudanças estruturais. 

“Estamos crescendo e, como já planejamos uma escalada no ambiente, basta definirmos o tamanho do crescimento e fazer o roll out, tudo isso sem paradas, interrupções e contratempos”, explica Marllos Chester Reis, gerente de infraestrutura e serviço de TI da Aliansce Sonae. 

A Aliansce Sonae conta atualmente com um total de 20 servidores.

“Nossas soluções se encaixam perfeitamente no modelo de colocation escolhido pela Aliansce Sonae na nova estrutura de TI e esperamos continuar trabalhando com eles na medida em que otimizam sua infraestrutura e aproveitam nossa tecnologia para impulsionar seus negócios”, afirma Leonel Oliveira, diretor nacional da Nutanix Brasil.

Presente nas cinco regiões do país, a Aliansce Sonae nasceu da fusão entre a Aliansce Shopping Centers, com 31 empreendimentos e a Sonae Sierra Brasil, com 9.

Fundada em 2009, a americana Nutanix é listada na Nasdaq e teve receita de US$ 1,2 bilhão no ano passado.