A Datora Telecom acaba de inaugurar a sua área móvel criando a Datora Mobile, com a meta de chegar a 15% do mercado brasileiro de M2M em cinco anos.

Para chegar na meta, a empresa conta com os elementos de seu core de rede GSM, incluindo HLR, Gateway, SMSC, USSD Gateway e GGSN próprios.

“A base da estrutura para o funcionamento da nossa operação M2M está estabelecida e podemos agora nos dedicar em enriquecer o sistema para permitir as mais variadas soluções para os clientes”, disse Wilson Otero, CEO da Datora Telecom.

Segundo Otero, a Datora Mobile acaba de completar as configurações para comunicações de voz e SMS na rede.

O serviço está passando pela fase final de testes da solução de telefonia e da homologação de seu sistema de cobrança, peça-chave para a customização de soluções M2M para os parceiros da empresa.

O serviços M2M da Datora Mobile vão atender, entre outros mercados, as verticais de segurança, transporte, saúde e financeiro, além de medidores de energia elétrica.

O objetivo da Datora Mobile é gerar diversidade para que se produzam novas aplicações para a Internet das Coisas.

No ano passado, a Datora Telecom recebeu da Anatel a licença de “autorizada” para operar como MVNO e, no início deste ano, a empresa recebeu as informações técnicas para começar a implantação do serviço.

A Datora Telecom é sócia das operações da Porto Seguro Telecom e da Virgin Mobile Brasil.

A empresa é uma multinacional brasileira com sede em São Paulo e operações em outros quatro países: EUA, Portugal, Espanha e Guatemala.