A Embarcadero Technologies lança a AppWave Store, loja onde é possível localizar, rodar e transmitir gratuitamente aplicações do Windows sob demanda, por meio da tecnologia Smart App Streaming.

A loja disponibiliza apps como Evernote, OpenOffice, Adobe Reader, 7Zip, entre outros.

O diretor presidente da Embarcadero, Wayne Williams, explica que o novo ambiente permite a usuários domésticos e corporativos resolver o que considera como três dos maiores problemas dos softwares Windows para a TI.

A lista do executivo inclui o tempo e os recursos gastos na obtenção, distribuição, instalação e desinstalação de softwares de PC; a degradação da estabilidade e do desempenho do Windows após a instalação de aplicações e a falta de visibilidade sobre como o software é de fato utilizado pelas empresas.

“As pessoas esperam acesso sob demanda a qualquer aplicativo que necessitem em seus dispositivos móveis, mas os softwares para PC estão presos nos anos 90, com downloads e instalações que demoram demais e afetam negativamente o desempenho do ambiente Windows”, destaca Williams.

Segundo ele, a AppWave Store é a “primeira experiência verdadeiramente similar à de uma loja de aplicativos para os softwares do Windows”.

A tecnologia Smart App Streaming, que roda aplicações na app store da Embarcadero, é baseada em cloud computing.

“Os aplicativos são armazenados e rodados localmente na máquina do usuário, de modo que as inicializações subsequentes podem ser realizadas sem conexão com a rede”, explica o diretor presidente.

Já o Smart App Isolation do AppWave, diferente das tecnologias de virtualização e de modo similar ao que ocorre com dispositivos móveis, permite que as aplicações sejam rodadas em alta velocidade e integradas umas às outras, bem como ao ambiente desktop.

Isso mantém o desempenho inicial do PC, independente de quantos aplicativos o usuário venha a baixar, garante a Embarcadero.