Laercio Cosentino. Foto: Baguete.

A Totvs lançou nesta quinta-feira, 06, o Fluig, plataforma de gestão unificada de processos, documentos e identidade que pode ser integrada a qualquer ERP ou sistema legado.

Com recursos de GED, workflow, BPM, ESB, IDM, mall e analytics, a ferramenta também integra conceitos de rede social, interface colaborativa e hospedagem na nuvem - uma estrutura aberta que a empresa define como agnóstica e carregada de funcionalidades que leva o adjetivo de parruda.

“A plataforma nasceu global e funciona como interface de qualquer ERP do mercado. Quem tem software alemão pode usar a ferramenta também”, comenta o presidente da Totvs, Laercio Cosentino, em um ataque bem humorado à concorrência da SAP.

Conforme o executivo, a novidade é um dos pilares da nova estratégia da companhia: “queremos ser vistos pelo E, de essencial”.

Com isso, ele define a entrada dos sistemas da empresa em todos os setores do cliente, de forma integrada em interface unificada.

“Estamos realizando um sonho antigo de todo empresário, que é ter uma interface única para todas as suas plataformas de gestão”, acrescenta a vice-presidente de Negócios da Totvs, Marilia Rocca.

No conceito “agnóstico”, o Fluig pode ser integrado também à área de desenvolvimento de sistemas dos próprios clientes, ou a qualquer softwarehouse.

Uma abertura que, segundo Cosentino, culmina na inevitável máxima que conquista qualquer cliente: redução de custos com aumento de produtividade.

“A ferramenta pode ser vendida em nuvem pública ou privada, mas no segundo caso firmamos um contrato de versionamento. Ou seja: toda nova versão, que será construída com a colaboração de clientes na plataforma, será padronizada. E versão única significa menor custo”, detalha o presidente.

E a produtividade? Marília explica: a plataforma tem recursos de mobilidade que permitem acesso mesmo de celulares que não são smartphones, tudo com recursos de segurança, gestão de acesso e de identidades garantida.

“Os recursos de colaboração incluem funcionalidades de rede social, com comunidades de interesse, de departamentos, nas quais não apenas se acompanham posts, mas também indicadores e processos. Você pode ver, por exemplo, as etapas de cada processo, quem está ou deveria estar fazendo o quê, como estão as aprovações”, ressalta ela.

Ferramentas que aumentam a produtividade e a interação entre as equipes, mas também economizam tempo e caixas de e-mail, já que centralizam na interface a comunicação e controle desta.

“A solução promove o fluxo de informações dentro de uma empresa e permeia toda a sua gestão, por meio de uma única plataforma. Há uma mudança de paradigma: os processos assumem a liderança da gestão corporativa.
A padronização de procedimentos garante mais segurança e previsibilidade, pois reduz erros e aumenta a produtividade”, resume Marília.

VERTICAIS
O lançamento do Fluig culmina em uma reorganização do portfólio da Totvs, que agora se divide entre as ofertas de plataforma e as de sistemas para verticais.

Nesta segunda área, o portfólio atende a dez segmentos: agroindústria, manufatura, distribuição e logística, varejo, financial services, construção e projetos, jurídico, educacional, saúde e serviços.

“Temos polos de desenvolvimento voltados exclusivamente para determinados segmentos, o que permite atenção máxima às particularidades”, destaca o vice-presidente de Segmentos da Totvs, Gilsinei Hansen.

Com faturamento de R$ 1,4 bilhão em 2012, a Totvs tem 55,4% de market share em ERP no Brasil e 35% na América Latina, sendo a líder, conforme o Gartner.

Presente em 23 países, a empresa é a 22ª marca mais valiosa do Brasil, avaliada em US$ 569 milhões, segundo ranking da revista Isto É Dinheiro e Brand Analytics Milward Brow.

A empresa tem sede em São Paulo e filiais em Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal, além de franquias e núcleos de desenvolvimento para verticais em todo o país.

Há também um centro de desenvolvimento na Califórnia.

A equipe soma 12 mil colaboradores e a carteira passa dos 26 mil clientes.

Gláucia Civa cobre o Universo Totvs a convite da Totvs.