Germano Couy. Foto: divulgação.

A Acer anunciou nesta sexta-feira, 06, Germano Couy como o novo presidente da fabricante de computadores no Brasil, ocupando o cargo deixado por Drew Goldman, que saiu da companhia nesta semana para assumir a fabricante de câmeras digitais GoPro.

Couy, que foi vice-presidente de mobilidade na Positivo Informática, terá o desafio de incrementar a receita da empresa no país, que já representa o quinto maior mercado da marca no mundo.

Formado em Administração de Empresas pela Universidade Paulista e com mestrado em Administração de Empresas pela Business School São Paulo, Couy tem 45 anos e trabalhou também em empresas de hardware como Megaware e Bell Microproduts.

Mundialmente, a Acer emprega 7,4 mil pessoas. No Brasil, a empresa produz notebooks e ultrabooks, fabricados por parceiros como Flextronics, Compal e Quanta, com fabricação em Jundiaí, Campinas e Sorocaba. Para o segundo semestre a empresa prevê o início de sua produção local de tablets.

No primeiro trimestre deste ano, a Acer registrou um faturamento de US$ 2,55 bilhões, com a região pan-americana ocupando 24% do bolo total, representando a segunda maior geografia por receita, atrás da região formada pela Europa, Oriente Médio e África.

Segundo dados do Gartner no final de 2013, a Acer ocupa o quarto lugar no market share de PCs, com 8,1%, atrás da Dell (11,6%), HP (16,2%) e Lenovo (16,9%).