Itaú passa informações via SMS. Foto: flickr.com/photos/kiwanja

Com o objetivo de atender a parcela da população que utiliza modelos de feature phones, o Itaú passa a disponibilizar para seus clientes novas funcionalidades via SMS bidirecional, possibilitando que os donos de celulares mais simples (que não permitem o uso de aplicativos, por exemplo) possam receber informações de conta corrente ou cartão de crédito.

Com o SMS Itaú, é possível enviar, por exemplo, uma mensagem com a palavra “saldo conta” para o número 4828 e receber uma resposta com o saldo da conta corrente. 

Outros serviços podem ser realizados desta maneira, como consulta a extratos de conta corrente e lançamentos no cartão de crédito.

“Nosso objetivo é oferecer um modo fácil e rápido de receber informações conta onde quer que o usuário leve seu celular”, explica André Sapoznik, responsável por canais eletrônicos do Itaú Unibanco.

Comparado com o 1º trimestre de 2013, em 2014 o banco registrou um aumento de 82,7% na quantidade de clientes que utilizam serviços pelo celular. Em 2014, 11% das transações realizadas no Itaú foram feitas por meio de celulares.

A venda de smartphones superou, pela primeira vez, a de feature phones no ano passado. Ainda assim, a mobiThinking acredita que os modelos mais simples sejam mais utilizados, pois as pessoas estão mantendo um mesmo aparelho mais antigo.

No Brasil, a aquisição de aparelhos que não são smart cresceu 35% em 2013.