Equipe do Quem Casa Quer Site. Foto: Divulgação.

Lançado em janeiro de 2014, na cidade de Joinville, o site Quem Casa Quer Site é uma solução para noivos que desejam planejar e organizar o casamento.

O Quem Casa Quer Site envia aos noivos avisos via SMS ou email com todo o planejamento para a celebração através da ferramenta “Minhas Tarefas”. 

“Foi no momento do meu casamento que eu notei a necessidade de ter todas as informações concentradas em um único lugar. Assim, nasceu o Quem Casa Quer Site”, diz Dionatan Boeger, sócio-fundador da plataforma.

Além de gerar uma página para os noivos acompanharem os recados e confirmações de presença dos convidados, o site ajuda no andamento de todas as etapas do evento.

“A partir do registro da data em que será realizado o casamento, o site informa as etapas a serem realizadas pelos noivos e o melhor momento para fazer cada uma, como contratação de fotógrafo e envio de convites”, explica o fundador.

O desenvolvimento do site começou em julho de 2012, e foi feito pela equipe da BrLogic, empresa que oferece serviços de streaming de áudio para web-rádio fundada por Boeger há quase oito anos. Quando o site começou a tomar forma, a equipe foi transferida para uma nova empresa, fundada para focar no portal de casamentos.

Um diferencial do site é a ferramenta Planejador Financeiro, pela qual o casal gerencia todas as despesas com o casamento. Com seis meses de funcionamento, o site já gerou mais de 30 mil orçamentos para festas.

Atualmente, 11 mil casais estão cadastrados no serviço eletrônico e 2 mil cerimônias já foram realizadas com o uso do Quem Casa Quer Site.

Por dia, aproximadamente 150 novos casais se cadastram na plataforma.

Para utilizar o site, os noivos fazem um cadastro e, por dez dias, podem usar todas as ferramentas gratuitamente. Após este prazo, a mensalidade é de R$ 12,42, no plano anual. Também existem planos trimestrais e semestrais.

“Até o fim do ano, esperamos alcançar a marca de 50 mil usuários cadastrados no site”, projeta Boeger.

O Quem Casa Quer Site conta ainda com 9 mil fornecedores listados, que oferecem aos noivos desde serviços de fotografia e vídeo até a decoração para o bolo de casamento.

“Um dos nossos diferenciais é que nossos fornecedores atendem em todas as regiões do País”, ressalta Boeger.

Apresentar diferenciais é fundamental no segmento de casamentos. Na avaliação de Boeger, o setor é muito concorrido, e ele soma cerca de 35 serviços que apresentam uma proposta similar a do site.

“Mesmo assim, resolvi investir na área por não ter tido boas experiências com alguns destes negócios durante a organização do meu casamento”, relata.

Alguns sites oferecem planos gratuitos com funcionalidades restritas.

É o caso do emotion.me. O site também surgiu das dificuldades da sua criadora, Bruna Bittencourt, para encontrar ferramentas que organizassem seu casamento, em 2008.

O plano sem custos não permite recebimento de mensagens ou domínio personalizado para os noivos, mas conta com envio de save the date, registro de presença e agenda de tarefas, entre outras funções.

O MeCasei segue o mesmo modelo de ferramentas limitadas no plano gratuito. A diferença é que, enquanto o Quem Casa Quer Site e o emotion.me realizam cobranças mensais, o MeCasei cobra um valor único de R$ 49,90, e permite que os noivos utilizem o sistema por tempo ilitimitado.