Felipe Calixto, diretor presidente da Sankhya. Foto: Divulgação.

A Toccato, distribuidora da Qlik no Brasil, adotou a solução de gestão da Sankhya para integrar informações de diferentes áreas. O objetivo da implementação foi aprimorar a gestão e o controle dos processos internos.

“Procurávamos por uma solução totalmente integrada, pois antes trabalhávamos com sistemas diferentes para fazer a gestão de vendas e de finanças. Ou seja, para emitir uma nota fiscal, por exemplo, tínhamos de redigitar no software de finanças os dados do cliente contidos no CRM”, afirma Rafael Azuir, coordenador de administração de vendas da Tocatto.

A partir do sistema da Sankhya, as áreas são integradas e as informações são trocadas entre os setores de forma automática. 

“O que influenciou na escolha da Sankhya foi a flexibilidade do sistema em atender às nossas demandas específicas, além do bom custo-benefício e da integração”, ressalta Azuir. 

A seleção da companhia também levou em conta o fato da Sankhya ser nacional. 

“Os valores cobrados pelo uso da antiga solução de CRM eram em dólar, o que elevou o custo consideravelmente em 2015, em função da desvalorização da moeda brasileira. Com a Sankhya temos tudo: ERP, CRM e BI numa plataforma única e com pagamento em reais”, explica. 

Um dos setores mais beneficiados, segundo Azuir, foi o comercial.

“Hoje temos um controle mais efetivo das operações comerciais, já que o ERP Sankhya nos fornece informações precisas, seguras e atualizadas em tempo real sobre as visitas aos clientes e a evolução das oportunidades de negócio. Todos esses fatores contribuem para que tenhamos uma visão holística do negócio”, detalha. 

Ao utilizar o sistema Sankhya, a empresa também consegue desenvolver aplicações no Qlik Sense, plataforma para análise de dados, para cruzar informações e implantar diversos painéis de controle e de gestão, além de aplicações de BI em todas as áreas de negócio. 

“Isso nos permite identificar quais os setores com maior procura dentro da empresa, e consequentemente a desenvolver soluções customizadas para cada tipo de cliente, aumentando consequentemente as vendas”, completa o coordenador. 

Presente em todo território nacional com sua rede de canais, a Toccato atende atualmente cerca de 800 clientes.

Fundada em 1989, a Sankhya está presente em 13 estados do país, mais o Distrito Federal, com 21 unidades de negócios que atuam na comercialização e implantação de suas soluções. 

A Sankhya conta com uma equipe superior a 600 funcionários e mais de 6 mil clientes no país.