Huawei agora vai atacar o mercado brasileiro com produtos premium. Foto:: Divulgação.
A Huawei aposta em uma parceria com a Positivo para trazer seus smartphones de volta ao mercado brasileiro.
O plano da fabricante é oferecer aparelhos no país a partir do terceiro trimestre deste ano, em uma data ainda não definida entre agosto e setembro.
No primeiro ano de atuação, a empresa espera conquistar 1% do mercado local, o que significa comercializar aproximadamente 500 mil aparelhos.
O anúncio do novo projeto para smartphones foi feito em Brasília, durante o evento de comemoração dos 20 anos de atuação da Huawei no Brasil na área de infraestrutura de telecomunicações.
Há cinco anos, a empresa chinesa ingressou no mercado brasileiro de celulares, mas a experiência não foi bem-sucedida e a companhia deixou de operar com vendas no país em 2015.
"Na época os produtos não eram fortes o suficiente para apresentar uma marca nova aos brasileiros. Agora o nome é mais reconhecido e somos a terceira maior empresa no mundo em vendas de smartphones", relata Adam Xiao Ersong, diretor de desenvolvimento de negócios para dispositivos da Huawei.
Em 2012, a companhia realizou a entrada no mercado sem uma parceira brasileira.
Agora, a partir do acordo com a Positivo, espera facilitar sua adaptação ao mercado local, especialmente em relação à tributação.
"A Positivo tem outros acordos de licenciamento, como o da Vaio para notebooks, mas a parceria com a Huawei está em outro patamar e terá status de prioridade, pois são produtos premium", afirma Norberto Maraschin, vice-presidente de mobilidade e de negócios internacionais da Positivo.
A marca vai trazer ao Brasil o aparelho P20 para competir com iPhone e Samsung S9.