Geraldo Thomaz Jr e Mariano Gomide, Co-CEOS da VTEX, entrando no palco do VTEX Day.
A VTEX, fornecedora de plataforma de e-commerce, tem Espanha, Itália e Estados Unidos como principais alvos para ampliar sua atuação internacional.
Hoje, a companhia tem clientes ativos em 28 países, mas os negócios fora do país ainda são incipientes (a empresa não abre números sobre o assunto).
"Uma empresa de software precisa de escala e essa é quase um obsessão da VTEX, que busca ser uma líder global fundada no Brasil", destaca Geraldo Thomaz, co-CEO da VTEX.
Para crescer em mercados internacionais, a VTEX divide o processo de expansão em 4 etapas: Discovery (quando há um ou dois clientes em um novo país), Validation (fase em que há mais clientes, mas não em todas as categorias de atuação da empresa), Acceleration (quando passa a atender diversos clientes em todos os nichos) e Escala (etapa de consolidação, em que há apenas o Brasil hoje).
A empresa está hoje em fase de validação em locais como Romênia, Portugal, Itália e Espanha.
Já as operações no México, Chile, Argentina e Estados Unidos estão mais avançadas, na etapa de aceleração.
"Não temos uma meta definida para quantos países esperamos atingir. A meta é liderar todos os mercados em que a empresa ingressar", detalha Mariano Gomide, fundador e co-CEO da VTEX.
A empresa atende a empresas dos setores de alimentos & bebidas, educação, serviços financeiros, moda & acessórios e drogaria & perfumaria.
Além do crescimento no exterior, a VTEX busca em 2019 a expansão no Brasil.