IBM pode ter feito mega negócio.

A IBM fechou um contrato de sete anos com a multinacional mexicana Cemex, pelo qual poderá assumir o controle da subsidiária Neoris, a segunda maior consultoria de TI da América Latina.

O furo de reportagem, ainda não confirmado pelas partes, é do site Nearshore Americas, especializado na cobertura do mercado de outsourcing latino americano.

Segundo a publicação, a IBM vai assumir os contratos de IT e BPO da Cemex, tendo no controle da Neoris a “joia da coroa” do negócio.

A operação teria sido motivada pelas dificuldades financeiras da Cemex, o terceiro maior fabricante mundial de cimento, causadas pela desaceleração da construção civil devido à crise econômica.

A empresa abriu uma RFP no começo do ano, recebendo propostas de 12 provedores de serviços de outsourcing, revela o Nearshore Americas.

TCS, Dell, Wipro e Infosys estavam na disputa por serviços tradicional providos pela Neoris, que, significativamente, não estava entre as participantes da disputa. A Cemex é responsável por 15% da receita da Neoris, diz o Nearshore Americas.

Outro indício favorável é que lorenzo Zambrano, CEO da Cemex, é um dos integrantes do board de diretores da IBM.

De acordo com a reportagem do site, ao longo da disputa, a Neoris entrou nos termos da  barganha. A empresa é reconhecida pela sua área de SAP, com 3,5 mil empregados e faturamento de US$ 300 milhões em 2011.