Brasileiro conectado para viajar. Foto: divulgação.

O brasileiro é o terceiro colocado no ranking dos viajantes mais conectados. Quem aponta isso é um estudo do TripAdvisor, site especializado em informações para viajantes.

A pesquisa realizada com 34 mil turistas do mundo inteiro apontou que a América do Sul conta com a maior proporção de pessoas que usam dispositivos conectados para planejar suas viagens (57%). No Brasil, esse índice é de  59%, atrás apenas da China e da Tailândia, ambos com 65%.

O levantamento identificou que 45% dos viajantes conectados usam aplicativos em seus smartphones para reservar atrações, 72% usam eles para procurar restaurantes enquanto estão de férias e 34% esperam check-in via dispositivos móveis para suas reservas de hospedagem.

Notebooks e computadores ainda levam vantagem na hora das reservas de hotéis: 50% dos viajantes usaram notebooks e 32% usaram o computador para reservar a acomodação em sua última viagem.

Segundo Adam Medros, vice-presidente sênior de Produtos do TripAdvisor, o smartphone é uma companhia essencial durante as viagens para os chamados viajantes conectados.

A tendência de utilização de plataformas móveis é ainda mais aparente quando se trata de atividades durante as viagens, onde o smartphone torna-se o segundo dispositivo de reserva mais popular, apenas atrás do notebook: 55% dos Viajantes Conectados dizem que utilizam o notebook e 45% afirmam que utilizam seus smartphones para planejar atividades durante suas viagens.

Ao todo, foram conduzidas 44 mil entrevistas com viajantes e representantes do setor hoteleiro em todo o mundo.