Unicred troca superintendente e gerente de TI. Foto: divulgação.

Jefferson Machado, superintendente da Unicred do Brasil e Jefferson Bornhausen, gerente de Sistema e Tecnologia da companhia, não estão mais na empresa.

A informação é de fontes de mercado e foi confirmada pela assessoria da cooperativa financeira. Os motivos das saídas ou os novos destinos dos executivos não foram divulgados.

No lugar de Machado, quem entra é Alencar Guerreiro, que foi gerente de TI do Sicredi de 2002 até 2008 e estava atuando como consultor, chegando a prestar serviços para a Unicred.

Para a Gerência de Sistemas, Leandro Monteiro foi o escolhido. Gerente de relacionamento de NTConsult desde o ano passado, Monteiro atuou de 1999 a 2009 no Sicredi como gerente corporativo de desenvolvimento de sistemas.

Monteiro também tem passagem pela Tools, empresa focada no segmento financeiro que foi comprada pela Totvs, e MSDevelop, empresa que foi umas das fornecedoras de soluções de TI para o Sicredi por muitos anos.

Além de operar como instituição financeira, a Unicred também fornece - através de sua divisão Tecnocred - soluções e cadastros básicos para outros bancos, gerenciamento de aplicações e troca de arquivos com as instituições, entre outros serviços.

Machado e Bornhausen saem da empresa em meio a um período de diversas reformas e implementações no ambiente de TI da companhia financeira.

Cada um dos dois executivos contam com mais de dez anos de experiência na Unicred. Machado liderou desde 2005 a Tecnocred, empresa de TI do grupo que foi incorporada em 2013. Antes disso teve passagens pela NetCentrics e Sicredi, onde atuou por oito anos. Bornhausen era gerente de TI da cooperativa financeira desde janeiro de 2006.

No início do ano, a companhia iniciou uma implantação do ERP SAP para a atender suas necessidades nas áreas contábil e gestão de ativos.

Com planejamento iniciado em 2014, a cooperativa de crédito anunciou o início das integrações no primeiro semestre do ano, com roll out no segundo semestre. O projeto ficou a cargo da Convista, consultoria SAP sediada em Colônia, na Alemanha.

A iniciativa faz parte do plano de investimento de R$ 50 milhões que a empresa traçou para inovação tecnológica durante o biênio 2014-2015.

Outro investimento recente divulgado pela empresa, ainda contando com Bornhausen e Machado em seu quadro foi a adoção da plataforma de monitoramento de sistemas da CA Technologies, controlando suas aplicações críticas com o CA Unified Infraestructure Management.

Conforme destacado pela Unicred em nota ao Baguete, os novos executivos contratados usarão sua experiência em gestão de equipes de TI no mercado financeiro e em instituições financeiras cooperativas para continuar estes processos.

"Ambos já estão à frente da TI da Unicred, com foco em garantir a continuidade dos projetos em curso, maior eficiência da TI e o constante aprimoramento tecnológico do Sistema", completou a empresa no comunicado.