MODA

Salsa Jeans organiza estoques com Neogrid

06/07/2021 10:10

A empresa portuguesa escolheu a ferramenta DRP, que utiliza inteligência artificial para calcular a demanda.

Criada em 1994, a Salsa Jeans está presente em 35 países. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Salsa, marca de jeans portuguesa recentemente incorporada ao grupo Sonae, adotou a solução da Neogrid, gigante brasileira de software para gestão de supply chain, para diminuir a ruptura e o excesso de estoque das suas peças. 

A ferramenta escolhida foi o DRP, que conta com os componentes Replenishment e Allocation e promete agilidade e precisão no planejamento de distribuição e reposição para o varejo.

O DRP utiliza inteligência artificial para calcular a demanda real e reajustar a previsão de estoque feita para o mês conforme a venda em loja, provendo para o varejista insights e estratégias de reposição com base na análise de dados.

Com isso, a solução faz previsões caso a caso para cada ponto de venda, levando em consideração as diferenças de comportamento de cada produto em loja e locais de estoque.

Segundo a Neogrid, também podem ser inseridas funcionalidades de gestão de eventos, como promoções, variação de preços, estratégias da empresa e câmbio, conforme a necessidade de cada empresa.

De acordo com Ana Esteves, diretora de supply chain da Salsa, a plataforma utilizada anteriormente, que não foi revelada, era estática e lhe faltava inteligência. Todo o trabalho era humano e a equipe precisava fazer reuniões semanais para análises.

“Muitas vezes, não tínhamos a agilidade necessária na tomada de decisão. Com o sistema da Neogrid, ficou mais fácil porque a inteligência artificial analisa os dados com agilidade e nos aponta para onde e o quanto de produtos temos de enviar para as lojas", explica Esteves.

Antes da implantação, a reclamação semanal era sobre a falta de produtos em estoque ou do excesso das peças mais vendidas. Depois, um dos principais ganhos foi o nivelamento correto dos estoques.

Segundo a Salsa, a melhoria na distribuição das peças impactou diretamente as equipes nos pontos de venda, tornando mais fácil tomar as decisões e traçar estratégias do que expor e como vender.

O uso do DRP também teria sido fundamental para atravessar o ano de 2020 que, devido à pandemia, demandou agilidade na tomada de decisão e construção de ações para atravessar a crise. 

Criada em 1994, a Salsa Jeans tem sede em Braga, Portugal, e está presente em 35 países, com 200 pontos de vendas na Europa, canal de venda on-line e 1,5 mil pontos em lojas multimarcas.

Segundo o site Jornal Económico, a Sonae SGPS comprou 50% da Salsa em 2016 e a outra metade, em 2020. No ano anterior, a marca atingiu um volume de negócios próximo dos € 395 milhões, alta de 4,9%.

Fundada em 1999, a Neogrid tem sede em Joinville, Santa Catarina, com uma base de clientes com mais de 40 mil lojas, 30 mil indústrias e 5 mil distribuidores. No portfólio, estão nomes como Sony, Bauducco, Cimed e Kraft Heinz.

Em dezembro de 2020, a companhia captou R$ 486,5 milhões por meio da sua abertura de capital. No quarto trimestre do ano passado, registrou lucro líquido de R$ 3,7 milhões, alta de 12,1% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Veja também

DE OLHO
Hypera Pharma: rastreabilidade com Rfxcel

Empresa farmacêutica busca compliance com novas regulamentações do setor.

VAREJO
C&A faz supply chain com Manhattan Associates

Nova solução implementada na operação brasileira da varejista une WMS e TMS.

JEANS
Vicunha Têxtil adota Microsoft 365 com Brasoftware

A plataforma em nuvem agora é utilizada pelos 2,7 mil colaboradores da indústria.

PIRÂMIDE
SAP tem plano focado nas médias

Parceiros oferecem pacote com financiamento, serviços e solução com preço competitivo. 

CONTA
Nimbi: banco digital com Hub Fintech

A empresa de gestão de fretes projeta transacionar R$ 1 bilhão até o final do ano.

ACORDOS
Benner tem spin off na área jurídica

Nova Extrajuris foca em resolução de disputas online, a famosa ODR.