Roberto Zagonel, presidente da Eletro Zagonel.

A Eletro Zagonel, fabricante catarinense de equipamentos elétricos que vão de chuveiros e torneiras a lanternas e luminárias, está fazendo uso de tecnologia de impressão 3D da Stratasys no seu processo de prototipagem.

A companhia, conhecida pela produção de duchas elétricas de baixo custo, comprou a impressora 3D Objet30 Desktop que utiliza os materias P2 VeroWhite Plus 835 e P2 Full Cure.

“Consegui reduzir de meses para poucas horas o tempo levado para produzir protótipos funcionais dos produtos”, observa Roberto Zagonel, presidente da Eletro Zagonel.

A ducha Master, construída ainda na prancheta, levou dois anos para se transformar em protótipo. Os produtos mais recentes exigiam cerca de dois meses para avançar da fase de projeto para a solidez do protótipo.

“Passamos a construir vários protótipos, dando corpo a diferentes ideias de produto e diferentes engenharias; isso deu asas aos nossos projetistas, que puderam ser ainda mais criativos e inventivos nos novos produtos em desenvolvimento”, revela Zagonel.

O protótipo impresso nas máquinas da Objet reproduz todas as qualidades do produto final, com os mesmos materiais. A empresa já usa um sistema de CAD 3D da Solidworks desde 2009.

“Uma das últimas duchas desenvolvidas contou com um protótipo tão perfeito que eu mesmo o testei na minha casa, tomando banho por vários dias em um chuveiro que, na verdade, era um protótipo”, revela o empresário catarinense.

O novo processo de fabricação, com mais ênfase em prototipação, cortou custos na fase de criação de matrizaria, no qual a companhia tradicionalmente gastava entre R$ 400 mil a R$ 1,5 milhão.

Com a impressora 3D em casa, a Zagonel simplifica seu processo anterior de criação de protótipos, que chegou a ser contratado por fornecedores terceiros no Brasil e na China, criando problemas de tempo e de proteção de propriedade intelectual, no caso dos chineses.
 
“Todos estão apaixonados por esta máquina”, brinca Zagonel. “Eu e os engenheiros projetistas, em especial, nos encantamos com o fato de que podemos desenvolver uma nova ducha num dia e ir para casa; no dia seguinte, de manhã, encontraremos dentro da impressora 3D o protótipo desse novo produto com a aparência e a funcionalidade que estávamos buscando”, completa.