Nuvem da HP chegou ao Rio. Foto: flickr.com/photos/leandrociuffo

O HP Enterprise Group inaugurou o quarto Centro de Excelência em Cloud no Brasil, desta vez no Rio de Janeiro em parceria com a Decatron.

Os Centros de Excelência são locais criados com canais treinados e certificados em soluções da HP para demonstração do poder e funcionalidades da nuvem convergente.

“Com os CCoEs estamos oferecendo uma experiência inédita no País. As organizações poderão conhecer soluções que ofereçam uma entrega híbrida de serviços, quer seja a partir de uma nuvem pública ou privada”, destaca Antonio Couto, estrategista de Cloud Computing da HP no Brasil.

A meta da HP é abrir seis centros do tipo no Brasil em 2013. O primeiro foi lançado em São Paulo em março, em parceria com a Planus.

Na época, a multinacional divulgou planos de fazer o mesmo com dois parceiros no Sul: a gaúcha Teevo e a Sercompe, que atua no Paraná e Santa Catarina. A título de comparação, os Estados Unidos e o Canadá somam 50 CCoEs.

Um estudo global conduzido a pedido da HP revelou que 43% das empresas entrevistadas devem investir de US$ 500 mil a US$ 1 milhão por ano em cloud computing até 2020.

Questionadas sobre investimentos em nuvem privada, 78% das companhias afirmam que o farão nos próximos dois anos.