Ambev investirá em P&D no Rio de Janeiro. Foto: Getty Images.

A AmBev, maior fabricante de bebidas da América Latina, anunciou a construção de um centro tecnológico no Rio de Janeiro para o desenvolvimento de invoações em cervejas, refrigerantes, embalagens e outros produtos.

O empreendimento, que levará investimentos de R$ 180 milhões, será construído em uma área na ilha Bom Jesus, na Ilha do Governador, próximo a expansão do Centro Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

De acordo com a fabricante, o local terá 36 mil metros quadrados e contará com o que há de mais modernos em pesquisa de bebidas e embalagens. Segundo informação da agência Efe, a previsão é que a fábrica entre em operação até 2016, com cem empregos diretos.

As novidades incluem equipamentos experimentais em nano e micro escala para produção de protótipos, assim como máquinas avançadas para produção e filtragem de cervejas, refrigerantes chás, isotonicos e energéticos.

Segundo dados oficiais divulgados pelo governo do Rio de Janeiro, a cerveja representa 12% do setor industrial brasileiro e responde por 3% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Nos últimos anos, o Rio de Janeiro vem se estabelecendo como alvo de grandes empresas para a instalação de seus centros de pesquisa e desenvolvimento.

Multinacionais de grande porte como General Electric, BG Group, Schlumberger, Tenaris, Cisco, Baker Hughes, EMC, FMC Technologies e Siemens montaram unidades de inovação dentro do Centro Tecnológico da UFRJ.

"Este será o 19º centro tecnológico a optar pelo Rio de Janeiro entre os 22 que foram instalados no Brasil nos últimos cinco anos", afirmou o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão.