Foad Shaikhzadeh. Foto: divulgação

A Furukawa, player do segmento de cabos para infraestrutura de comunicação, inaugurou nesta terça-feira, 05, uma nova fábrica de cabos ópticos em Palmira, Valle del Cauca, na Colômbia.

Um investimento de US$ 5 milhões, a nova planta integra um novo centro de distribuição (CD) da marca, que passa a abrigar as operações logísticas que a companhia mantinha no Panamá.

De acordo com a fabricante, a unidade é consiste na primeira fábrica de cabos e soluções ópticas em território colombiano. O foco é atender 40% da demanda local e da região Andina, otimizando os serviços de atendimento aos clientes.

A nova fábrica, com 3200 metros quadradose localizada na Zona franca do Pacífico, gerará inicialmente 25 novos empregos diretos e 200 indiretos, com capacidade produtiva anual de 10 mil km de cabos de fibra óptica.

Segundo Foad Shaikhzadeh, VP Corporativo do Grupo Furukawa Electric, a cidade de Palmira foi escolhida por suas vantagens geográficas e logísticas de acesso aos oceanos Pacífico e Atlântico.

"Atualmente, todas as demais fábricas na América Latina têm acesso pelo Atlântico e diversificar pelo Pacífico é uma grande oportunidade para nós. E o fato de estar localizada na Zona Franca nos permitiu trazer a operação do CD que tínhamos no Panamá para a Colômbia consolidando este ponto de operação”, diz o executivo.

Além dos cabos de fibra, novas linhas de produtos para soluções ópticas serão produzidos localmente para suprir o mercado de banda larga FTTx (a fibra óptica em qualquer lugar), permitindo uma melhora significativa nos serviços aos usuários frente as tecnologias atuais.

“A Colômbia busca prover acesso em banda larga para a última milha. O grande desafio é prover uma infraestrutura em que os serviços possam crescer, seja na quantidade de acesso, como em qualidade”, comenta Shaikhzadeh.

Com fábrica matriz na cidade de Curitiba e unidade fabril em Sorocaba, a Furukawa conta com outras operações na América do Sul, com fábricas de cabos ópticos em Berazategui, na Argentina, e em Cali, na Colômbia.