Baguete
InícioNotícias> AL-ES contrata Aruba para wi-fi

Tamanho da fonte:-A+A

INFRAESTRUTURA

AL-ES contrata Aruba para wi-fi

Júlia Merker
// segunda, 06/08/2018 15:57

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) contratou a Aruba para um projeto de renovação da infraestrutura de TI. O objetivo foi reverter o quadro frequente de indisponibilidade de rede.

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) renovou da infraestrutura de TI. Foto: Divulgação.

A HPE Aruba venceu o processo licitatório para um projeto de substituição de todos os ativos de rede. 

De acordo com Jonston Caldeira, superintendente de TI na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, a ALES tinha uma infraestrutura de comunicação interna obsoleta com equipamentos de mais de 15 anos e sem garantia. 

O novo projeto foi realizado pela Microware com os recursos do portfólio HPE Aruba.

A solução implementada é composta por dois switches core HPE FlexFabric 5940; 58 switches de acesso Aruba 2930M 48G PoE+, controladora wi-fi Aruba 7205, 100 APs Aruba AP-325, software de gerenciamento da rede LAN HP IMC e software de gerenciamento wi-fi Aruba AirWave.

"A velocidade da rede melhorou muito. Agregado a isso, a rede sem fio, que é o forte da Aruba, veio dar mobilidade ao serviço que disponibilizamos dentro da casa. Tínhamos essa questão como uma insatisfação muito latente, pois apesar de ser um prédio só, essa falta de flexibilidade para os usuários da Assembleia era uma funcionalidade de TI que só pudemos resolver com a ajuda da Aruba", detalha Caldeira.

Ele relata que a casa possui um cenário complexo de utilização de rede wi-fi.

“Ao receber um cidadão na ALES precisamos prover acesso sem fio a todos os visitantes, mesmo tendo uma enorme gama de visitação diária. O dimensionamento da solução Aruba inicialmente me preocupava ser insuficiente, mas tanto a demanda de usuário interno quanto a de visitantes não me preocupa mais. Temos registrado cerca de 2 a 3 mil acessos diários", destaca.

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) é dividia em três torres, sendo elas: Torre Legislativa, Torre Administrativa e Torre de Conexão. Em cada pavimento de cada torre, há um eixo para suportar a infraestrutura de rede em que os switches de acesso são interligados ao core da rede.

A comunicação da rede legada da ALES (switches de acesso com o switch core) era realizada por fibra, atingindo velocidade de 1Gbps e 100Mbps para os dispositivos do cliente.

De acordo com Eduardo Rangel, da integradora Microware responsável pelo projeto, antes a ALES não possuía o gerenciamento de sua rede LAN, tampouco o gerenciamento de redes wi-fi, improvisadas por alguns funcionários. 

"Com a implantação da solução HPE Aruba, os switches proveram acesso a 1Gbps e comunicação de 10Gbps com o switch core, um aumento considerável em qualidade e velocidade de rede. A estrutura WiFi foi importante para manter todos os funcionários e visitantes online, possibilitando a comunicação por meio da internet e facilitando o uso de estações de trabalho móveis por todas as torres", relata.

Júlia Merker