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Nissan e UFSC estudam baterias usadas

Júlia Merker
// segunda, 06/08/2018 10:41

A Nissan do Brasil e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) assinaram memorando de entendimento que tem como objetivo iniciar estudos para soluções futuras para as baterias usadas de veículos elétricos. 

A Nissan e a UFSC vão estudar soluções para as baterias usadas de veículos elétricos. Foto: Divulgação.

Os convênios a serem firmados no futuro, a partir da assinatura do memorando, permitirão que a fabricante japonesa de automóveis e o grupo de pesquisa da UFSC testem as aplicações dessas baterias. 

Para tal, a Nissan vai fornecer à UFSC, inicialmente, seis baterias de veículos Nissan LEAF, que foram usados como táxis em São Paulo e no Rio de Janeiro como parte de um projeto especial da empresa entre 2012 e 2016.

"Em todo o mundo, a Nissan vem desenvolvendo parcerias com o objetivo de integrar o carro elétrico à sociedade e promover a mobilidade elétrica. Após a utilização nos veículos, as baterias ainda possuem uma grande capacidade de carga e abastecimento. No Brasil, o trabalho conjunto com os pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina será fundamental para que todo o potencial dessas baterias seja testado", diz Marco Silva, presidente da Nissan do Brasil.

A partir da parceria, será realizado um estudo do potencial das baterias como sistemas de armazenagem de energia, o que a Nissan chama de Xstorage Buildings (ou Edifícios de Armazenagem) para a geração de energia de maneira independente da rede elétrica convencional. 

Considerando o consumo médio residencial no Brasil de 170kWh/mês – 5,66kWh/dia – a energia acumulada em uma bateria pode, por exemplo, manter uma casa funcionando por aproximadamente 3 dias.

A armazenagem de energia solar também será um dos temas de estudo. Uma das primeiras aplicações planejadas pelos pesquisadores acontecerá no próprio prédio do Laboratório Fotovoltaica UFSC. A energia elétrica gerada durante o dia por meio dos módulos fotovoltaicos instalados nas coberturas dos prédios deste laboratório ficará armazenada nas baterias do Nissan LEAF para ser utilizada durante a noite, quando a tarifa de luz é mais cara.

No ano passado, o grupo do laboratório desenvolveu um ônibus elétrico alimentado exclusivamente por energia solar usado diariamente para o transporte de pesquisadores e alunos.

Além de desenvolver estudos sobre eletrificação com entidades do país, a Nissan se prepara para lançar a nova geração do LEAF no mercado brasileiro. O carro elétrico chegará ao Brasil em 2019.

Júlia Merker