Com 86 lojas, a Studio Z está presente nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul. Foto: Divulgação.

A Studio Z, rede de lojas de calçados, adotou a plataforma de business intelligence (BI) da Qlik com apoio da Toccato, uma das três distribuidoras da empresa no Brasil. 

Atualmente, a Studio Z estabeleceu um sistema de gestão em cima do BI nas áreas comercial, de logística e de operações.

Com 86 lojas, a Studio Z está presente nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul e recebe mais de 50 mil clientes nas lojas diariamente. A rede faz parte do grupo Calcenter, que atualmente possui também a financeira Calcard.

Com a ferramenta Qlik Sense, a empresa buscou alcançar um potencial analítico maior para o negócio. O uso da plataforma Qlik atualmente é mais forte nos setores de operações, logística e comercial, áreas que possuíam maior carência de informações.

Segundo Fernando Junkes, Gerente de TI da Studio Z, a ferramenta proporcionou análises que não eram possíveis anteriormente na empresa. 

“Estamos utilizando a Qlik para realizar análises que não eram possíveis e, principalmente, com 90% menos tempo e custo e tempo de desenvolvimento. Foram mais de 100 indicadores entregues em 4 meses. Temos um projeto em andamento para realizar análise do fluxo nos caixas das lojas e dimensionar a força de trabalho mais eficiente”, afirma.

De acordo Leonardo Farah, CEO da Toccato, a reestruturação da gestão da Studio Z em cima da plataforma Qlik mostra que a solução consegue proporcionar mais que um acesso fácil a dados de gestão. 

“No segmento de varejo, uma solução altamente escalável faz muita diferença. A plataforma Qlik oferece uma facilidade na preparação dos dados, compartilhamento de ideias e tudo com muita governança e segurança na administração dos acessos e informações”, finaliza o executivo.

A Toccato foi fundada em 2006 para ser distribuidora dos produtos Qlik no Brasil. Hoje com mais de 850 clientes e mais de 60 colaboradores, a companhia atua em todo o território nacional por meio de vendas diretas e de sua rede de 80 parceiros.

No Brasil, a Inteligência de Negócios e a Nórdica também atuam como distribuidoras da Qlik e atendem, respectivamente, cerca de 650 e 500 clientes, segundo os últimos dados disponíveis.