Sede da New Way em Bauru.

A New Way, empresa especializada em chatbots sediada em Bauru, comprou a Data Flow Business Intelligence, uma startup da vizinha São Carlos focada em inteligência de dados. 

Com o negócio, a New Way quer reforçar seu portfólio, que já contava com uma solução de construção de chatbots baseada em uma plataforma de relacionamento digital e inteligência artificial própria.

A Data Flow foi fundada há seis meses e tem 15 clientes recorrentes, aos quais atende com projetos baseados em técnicas de BI, Advance Analytics e Machine Learning.

Uma empresa relativamente nova, então a New Way provavelmente está mais interessada nos dois sócios.

Os dois tem um background técnico de engenharia e trabalharam na Gol.

Marcelo Vieira de Macedo foi diretor de controle de operações e engenharia na Gol, tendo passagens ainda pelas áreas de operação e produção da Volkswagen do Brasil e Indústrias Romi.

Já Maurício Siena Silva Machado Marques  trabalhou nas áreas de confiabilidade de componentes da Gol, foi gerente de projetos na área de melhoria contínua onde cuidou de projetos de redução de consumo de combustível.

“Com essa operação, agregamos uma forte expertise focada em inteligência de dados às operações dos chatbots. Passamos a contar com um braço de inteligência bem mais robusto, que otimiza a experiência dos consumidores com as plataformas de atendimento e certamente contribuirá para o nosso crescimento nos próximos anos”, afirma Netto Bonatelli, CEO da New Way.

O mercado de chatbots é quente. Um estudo da Grand View Research aponta que, até 2025, o segmento global de chatbots deverá crescer a taxas anuais de 24,3%, com receita total estimada de US$ 1,25 bilhão nesse período. 

No Brasil, apenas em 2018, houve um avanço de 60% no número de mensagens trocadas via robôs – de 500 milhões em 2017 para 800 milhões no ano passado.

Ao todo, a New Way possui experiência acumulada em 23 segmentos distintos – desde soluções para companhias aéreas, controle logístico para linha branca e escritórios de advocacia até indústrias, construtoras e agências de marketing digital.

A empresa tem 140 funcionários e atua em 10 países, com mais de 900 projetos realizados e mais de 500 clientes ativos.