Elisabete Couto.
A Embratel, empresa de conectividade ligada ao grupo América Móvil, quer aumentar a sua presença no mercado corporativo com o Cloud Server, oferta de infraestrutura pública como serviço (IaaS).
O novo produto compreende a oferta de (IaaS) no formato "pague o quanto usar", uma mudança em relação aos serviços de data center oferecidos anteriormente pela companhia, que eram baseados em nuvem privada para clientes empresariais.
Segundo a própria companhia, o objetivo com o Cloud Server é atingir até 35 mil clientes de sua base corporativa no segmento de telecom, que chega a um total de 80 mil empresas cadastradas.
De acordo com Elisabete Couto, diretora de negócios cloud da Embratel Claro Empresas, a solução tem o diferencial da qualidade de conexão, por estar ligada à rede própria da Embratel.
"Queremos estabelecer nossa força nesta oferta integrada junto aos clientes, conquistando principalmente a base de telecom que já possuímos, que representa uma grande fatia do mercado corporativo no país", afirmou Couto, sem dar detalhes do market share de conectividade.
Segundo dados da própria Embratel divulgados no ano passado por Ney Acyr Rodrigues, diretor executivo de Negócios de Data Center da Embratel, a empresa possui 4% de share do mercado brasileiro de data center.
Com a oferta a companhia pretende competir com marcas internacionais de IaaS pública como AWS, IBM e Microsoft Azure, apostando em sua presença local e preços em reais.
No país, a empresa tem data center em São Paulo, com replicação na Argentina, Colômbia e México.
Conforme aponta Couto, o Cloud Server usa equipamentos avançados, como servidores e equipamentos de rede Cisco e a última geração de processadores Intel Xeon.