A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo criou o aplicativo Ponte de Negócios. Foto: Divulgação.

O Departamento de Ação Regional (Depar) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) criou o aplicativo Ponte de Negócios com o objetivo de fomentar e divulgar novas oportunidades de negócios para as empresas e tornar os processos licitatórios mais desburocratizados.

O aplicativo organiza produtos e serviços a serem contratados, informando a possíveis fornecedores dados como tipo de compra, volume, locais de entrega e condições de fornecimento.

Segundo o diretor do Depar, Sylvio de Barros, o objetivo da nova ferramenta é divulgar com transparência novas oportunidades de negócios para o maior leque de empresas possível, permitindo a multiplicação do número de parceiros e potenciais compradores.  

“Mais do que passar o edital da licitação, o aplicativo faz um resumo das características da compra para facilitar. Além disso, o fornecedor recebe só dados de áreas de seu interesse”, explica Barros.

Para completar a plataforma, a Fiesp criou também o site Ponte de Negócios para orientar, tirar dúvidas e dar o passo a passo da instalação do aplicativo.

O Centro Logístico da Aeronáutica (Celog), assim como Sesi-SP e Senai-SP, deixará disponíveis no aplicativo informações sobre as licitações que realiza.

“Isto para o Celog é extremamente importante, porque, depois de longo processo legal para colocar uma licitação na praça, nada é mais frustrante do que ver um resultado sem possíveis fornecedores”, relata o diretor do Celog, Brigadeiro-do-Ar André Luiz Fonseca e Silva.

O diretor do Depar informa que outras parcerias devem ser firmadas para o uso do aplicativo. 

“Chegamos à conclusão que a ferramenta serve para todos os setores. Estamos agora desenvolvendo uma parceria com o Comitê da Bioindústria da Fiesp (BioBrasil) para convidar os hospitais, por exemplo, porque podemos ter indústrias interessadas em ser fornecedoras destas instituições”, afirma Sylvio de Barros.