Internet na beira da praia em sete cidades gaúchas. Foto: flickr.com/photos/67274910@N03

Na beira da praia em sete cidades do litoral gaúcho, a temporada de veraneio deve contar com internet grátis. O projeto Praia Digital, do Governo do Estado, disponibilizará hotspots wi-fi em Capão da Canoa, Tramandaí, Imbé, cidreira, Pinhal, Quintão e Cassino.

Conduzido pela Procergs e pela Secom, o projeto é uma ampliação da iniciativa apresentada em Capão da Canoa em janeiro a março deste ano, onde foram registrados 50 mil acessos no hotspot instalado no local.

Segundo Carlson Aquistapasse, diretor-presidente da Procergs, o projeto deve estar no ar a partir de 15 de dezembro, seguindo até o dia 15 de março. O investimento em infraestrutura, segundo Carlson, gira em torno de R$ 100 mil.

INFRAESTRUTURA

Os hotspots serão disponibilizados em telecentros localizados em pontos centralizados na orla de cada praia, com uma área de alcance de 2 quilômetros para o sinal. Cada hotspot terá um link dedicado de 4Mbps fornecido pela Oi.

"Trabalhamos com uma média de acessos semelhante à do ano passado, em que o link suportou a carga de acessos em finais de semana. Mesmo assim, avaliaremos a possibilidade de aumentar a capacidade caso haja a necessidade", ressalta Aquistapasse.

A transmissão em cada centro será feita através de duas antenas, com infraestrutura e manutenção por conta da Procergs, conforme destaca Aquistapasse.

"Teremos um backbone especial através do sistema Infovia RS, e toda a parte de monitoria, segurança e antenas serão de nossa responsabilidade", frisa.

ACESSOS E VERANISTAS

Para o diretor da Procergs, a expectativa é de o projeto bata recordes de acesso.

"Sabemos que a base de dispositivos móveis está em franca expansão, mas acreditamos que a estrutura que montamos dará conta do recado. Claro que nos finais de semanas haverá picos no uso da internet, mas estamos tranquilos", afirma.

Segundo pesquisa da Cisco, o Brasil deve fechar 2012 com 617 milhões de aparelhos sem fio acessando a internet, quase o dobro dos 332 milhões que havia no ano passado.

De acordo com a a Concepa, concessionária da BR-290, via de acesso ao litoral norte, chegou a registrar 70 mil veículos rumo ao mar em finais de semana nos meses de janeiro e fevereiro deste ano.