Celpe estende smart grid com RAD. Foto: divulgação.

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), anunciou a extensão de seu núcleo de comunicações no modelo de rede smart grid, com a implantação de plataformas da RAD.

O novo trecho estende a rede digital de sua sede em Recife até o município de Serra Talhada, a 415 km da Capital. Para tanto, a Celpe adquiriu e implantou um lote de 14 plataformas Megaplex 4100, da RAD.

A nova estrutura passou a integrar os 12 sites da empresa, incluindo 11 subestações, com o núcleo da rede principal, instalado no Centro de Operações Integradas (COI) na capital pernambucana.

Com a implantação, a empresa passa dispor de uma base instalada de 40 dispositivos dessa família de produtos, conectados sobre suas linhas de fibra óptica. Na expectativa da estatal, até o final de 2015, pelo menos outras 25 subestações serão integradas à rede.
 
Na primeira fase do projeto, concluída há cerca de um ano, a companhia substituiu a sua antiga estrutura principal, baseada em tecnologia PDH de 2Mbps, por uma plataforma de 155 Mbps, unificando todo o tráfego legado e os novos serviços IP em uma estrutura compatível com o Smart Grid.
 
Agora, além de estender a rede óptica até Serra Talhada, onde vive uma população de 85 mil pessoas, a nova fase do projeto eleva a velocidade da rede para 1Gbps, fixando este patamar como padrão para os novos projetos da empresa.

Com a nova estrutura, com tecnologia IP Ethernet, a Celpe consegue implementar o modelo de acesso com garantia de serviços para os sistemas críticos de produção, e dos canais de telemedição, que quantificam a energia que entra e sai das subestações conectadas à rede.

Por meio da rede Ethernet, a companhia controla também as aplicações de qualimetria, que monitoram a qualidade da energia elétrica, e todos os serviços de dados e PABX, incluindo-se as comunicações , de voz analógica ou via IP.
 
"O Megaplex também nos torna aptos a aderir aos novos protocolos de segurança e automação de serviços do setor elétrico", afirma Maurício Moraes Lobo Santos, Gerente de Telecomunicações da Celpe.