Stephen Elop. Foto: flickr.com/photos/27772229@N07.

As apostas estão abertas. A Microsoft anunciou nesta quarta-feira, 06, uma lista reduzida dos candidatos para o cargo de CEO da empresa. Entre os possíveis substitutos de Steve Ballmer estão nomes como Alan Mullally, executivo da Ford, e o já esperado Stephen Elop, ex-CEO da Nokia.

Segundo informações da Reuters, a fabricante de software também apontou nomes internos para o cargo, entre eles Tony Bates, ex-CEO do Skype e atual diretor de desenvolvimento de negócios da companhia, e Satya Nadella, chefe da divisão nuvem.

Segundo fontes ligadas à Microsoft, embora a lista esteja menor - ela começou com cerca de 40 nomes - o processo para definição do novo CEO ainda deve demorar mais alguns meses, até mesmo porque Ballmer só deve se aposentar em agosto de 2014.

Apesar dos nomes vazados pela Reuters, a empresa não abriu a lista completa dos candidatos. Ela afirmou, entretanto, que o comitê designado para a seleção do novo executivo-chefe está entrevistando profissionais de diversos setores.

Quanto aos nomes divulgados, o porta-voz da Ford afirmou que Mullally não tem plano de sair da Ford, empresa que comanda desde 2006 e que tem contrato até o fim de 2014.

Já o nome de Elop circula entre os nomes favoritos desde o anúncio da saída de Ballmer. Antes de ir para a Nokia em 2010, Elop comandava a divisão de software da Microsoft.

Com a aquisição da divisão de telefonia da Nokia pela Microsoft, assim como o novo posicionamento da empresa de Redmond, mais focada em hardware e mobilidade, a escolha de Elop é uma das que mais fazem sentido, dizem analistas.