Decathlon oferece mais de 4 mil artigos para 55 esportes. Foto: Monkey Business Images/Shutterstock.com

A multinacional varejista de artigos esportivos Decathlon, que possui 18 lojas distribuídas no Brasil, adotou o gateway de fretes da Axado a fim de dar mais precisão ao cálculo das condições de envio de cada produto comercializado pelo site. 

O sistema também está auxiliando no lançamento de uma nova política de fretes no portal - que valoriza as entregas gratuitas nas lojas físicas, esclarece regras para devolução sem custo em até 30 dias e garante aos consumidores o mesmo valor do frete o ano todo.

A Decathlon oferece mais de 4 mil artigos para 55 esportes. 

No Brasil, os itens mais vendidos são os de vestuários. Os compradores, por sua vez, estão em sua maioria localizados no sudeste. 

Para dar conta da entrega de artigos esportivos de 20 marcas exclusivas, que variam bastante em tamanho - desde um relógio até uma bicicleta -, a alternativa encontrada pela loja virtual foi investir em soluções de TI.

O gateway utilizado automatiza o cálculo do frete a partir da implementação das tabelas enviadas por cada transportadora conveniada à loja.

Além dos Correios, que predominam nas entregas do e-commerce, a Decathlon conta com o apoio de outras quatro empresas responsáveis pelo serviço de frete que possuem, em média, duas tabelas com as variáveis que compõem o custo e prazo de entrega.

“Antes da tecnologia, eu mesmo verificava com as transportadoras todos os trâmites para ajustar o valor de cada tabela no site. O tempo gasto era de uma semana a duas para definir o preço e prazo estipulado por cada transportadora. Sinto que adotamos uma espécie de ‘Google Analytics’ de transportadoras”, explica Nelson Marafona, responsável pelo e-supply da Decathlon Brasil. 

A partir do uso da solução desenvolvida pela empresa Axado, esse processo é feito em dois dias.

A expectativa da Decathlon, agora, é a de contratar mais três transportadoras terrestres e outra aérea para otimizar a logística da loja em entregas comuns e expressas.

A catarinense Axado é uma empresa de tecnologia fundada em 2011.

Entre os clientes do gateway de fretes também estão a Ciashop, plataforma de e-commerce adquirida pela Totvs no final do ano passado e a loja virtual Camiseteria.