LOGÍSTICA

Decathlon: gateway de fretes da Axado

06/11/2014 09:29

A Decathlon oferece mais de 4 mil artigos para 55 esportes. 

Decathlon oferece mais de 4 mil artigos para 55 esportes. Foto: Monkey Business Images/Shutterstock.com

Tamanho da fonte: -A+A

A multinacional varejista de artigos esportivos Decathlon, que possui 18 lojas distribuídas no Brasil, adotou o gateway de fretes da Axado a fim de dar mais precisão ao cálculo das condições de envio de cada produto comercializado pelo site. 

O sistema também está auxiliando no lançamento de uma nova política de fretes no portal - que valoriza as entregas gratuitas nas lojas físicas, esclarece regras para devolução sem custo em até 30 dias e garante aos consumidores o mesmo valor do frete o ano todo.

A Decathlon oferece mais de 4 mil artigos para 55 esportes. 

No Brasil, os itens mais vendidos são os de vestuários. Os compradores, por sua vez, estão em sua maioria localizados no sudeste. 

Para dar conta da entrega de artigos esportivos de 20 marcas exclusivas, que variam bastante em tamanho - desde um relógio até uma bicicleta -, a alternativa encontrada pela loja virtual foi investir em soluções de TI.

O gateway utilizado automatiza o cálculo do frete a partir da implementação das tabelas enviadas por cada transportadora conveniada à loja.

Além dos Correios, que predominam nas entregas do e-commerce, a Decathlon conta com o apoio de outras quatro empresas responsáveis pelo serviço de frete que possuem, em média, duas tabelas com as variáveis que compõem o custo e prazo de entrega.

“Antes da tecnologia, eu mesmo verificava com as transportadoras todos os trâmites para ajustar o valor de cada tabela no site. O tempo gasto era de uma semana a duas para definir o preço e prazo estipulado por cada transportadora. Sinto que adotamos uma espécie de ‘Google Analytics’ de transportadoras”, explica Nelson Marafona, responsável pelo e-supply da Decathlon Brasil. 

A partir do uso da solução desenvolvida pela empresa Axado, esse processo é feito em dois dias.

A expectativa da Decathlon, agora, é a de contratar mais três transportadoras terrestres e outra aérea para otimizar a logística da loja em entregas comuns e expressas.

A catarinense Axado é uma empresa de tecnologia fundada em 2011.

Entre os clientes do gateway de fretes também estão a Ciashop, plataforma de e-commerce adquirida pela Totvs no final do ano passado e a loja virtual Camiseteria.

Veja também

CRESCIMENTO DE 26%
E-commerce fatura R$ 16 bi no 1º semestre

O número de pedidos chegou a 48,17 milhões nos seis primeiros meses de 2013. 

MERCADO LIVRE
Estrela10: gateway de fretes da Axado

A Estrela10 é a segunda maior vendedora do Mercado Livre e tem um e-commerce próprio.

EBATES
Rakuten leva site de cashback por US$ 1 bi

Rakuten comprou Ebates, que oferece cupons, descontos e promoções em 2,6 mil lojas virtuais.

E-COMMERCE
Camiseteria: gateway de fretes da Axado

O sistema conta com a implantação e atualização automática das tabelas de frete. 

INVESTIMENTO
Precifica: aporte de R$ 3 mi da Hi Partners

Com o aporte, a companhia investiu em uma área específica de algoritmos.

LOGÍSTICA
Patrus Transportes adota Benner TMS

Quatro filiais da Patrus, em São José dos Campos, Bauru, Varginha e Guarulhos, já estão utilizando o novo sistema.

TRANSPORTE
Wurth adota TMS da Datalogística

A ferramenta, que está integrada a solução ERP, também será integrada ao WMS.