Não é mais necessário ter uma assinatura do Office 365 para editar documentos. Foto: Divulgação.

O pacote Office da Microsoft para iPad, iPhone e Android agora é gratuito. A empresa está agitando sua estratégia para dispositivos móveis para manter os consumidores ligados às ferramentas Word, Excel, PowerPoint. Agora, não é necessário ter uma assinatura do Office 365 para editar documentos ou armazená-los na nuvem. 

O movimento vem apenas alguns dias depois que a Microsoft anunciou uma parceria estratégica com Dropbox para integrar o serviço de armazenamento em nuvem com o Office para PCs, mobile e web.

Agora é possível baixar o Office para iPad e armazenar todos os seus documentos no Dropbox sem pagar nada para a Microsoft.

Segundo o TheVerge, a Microsoft afirma que a novidade é uma questão de mover seus aplicativos web gratuitos para celular.

A Microsoft oferece o Office Free Apps online, afirma que recentes mudanças do modelo de desenvolvimento internet da empresa permitiram ela abrisse a funcionalidade de edição para clientes móveis. 

"Estamos levando a mesma experiência que fornecemos on-line para os aplicativos nativos para iOS e Android. Queremos ter certeza de que os nossos clientes podem ser produtivos em todos os dispositivos que eles têm", diz Michael Atalla, diretor de Marketing da Microsoft.

Enquanto os consumidores que utilizam o Office móvel serão capazes de acessar os aplicativos gratuitamente, a Microsoft não está estendendo esta funcionalidade sem custos para as empresas.

Uma assinatura do Office 365 será exigida para editar documentos que estão armazenados OneDrive for Business ou Dropbox for Business, um sinal claro de como a Microsoft vai continuar a gerar dinheiro a partir de milhares de empresas que dependem de sua suíte de produtividade e plataforma de nuvem. 

Alguns elementos serão restritos aos assinantes do serviço. Entre eles estão a possibilidade de mudar a orientação da página, adicionar colunas no Word, adicionar cores em tabelas do Excel e mudança do estilo da fonte.

O movimento para ser estratégico para a Microsoft manter a concorrência do Office fora do espaço móvel. É muito fácil para os concorrentes construirem produtos rivais e disponibilizá-los gratuitamente para iPad, iPhone e Android, oferecendo recursos premium junto.

Se houver um aplicativo rival do Office para iPad que seja gratuito e fácil de usar, ele pode seduzir os consumidores a se afastarem de sua dependência preconcebida de Word, Excel e PowerPoint. 

O CloudOn, um aplicativo para edição de documentos do Office, tem tido algum sucesso. A Apple também oferece o iWork no iPad sem custo adicional. Diversos rivais, incluindo o fabricante do popular aplicativo Paper iPad, estão surgindo para ameaçar o Office no celular.

A Microsoft não quer enfrentar um futuro em que os consumidores e, eventualmente, as empresas, não sejam mais obcecados com Word, Excel e PowerPoint.