James Rocha.

James Rocha, ex-CIO da Herval, um dos maiores grupos empresariais do Rio Grande do Sul, acaba de assumir o cargo de diretor de Operações na Meta, empresa de tecnologia e parceria da SAP sediada no estado, mas com presença nacional.

Na Meta, Rocha será o responsável por todo o delivery da companhia, que abrange as verticais de Estratégia, Software, Operações e SAP.

É um reforço de peso. O executivo atuou por 15 anos na Herval e esteve à frente da implementação do sistema de gestão da SAP, um grande projeto iniciado em 2013 envolvendo 20 marcas distintas nos segmentos de manufatura, varejo e serviços ao longo de três anos. 

A Meta foi uma das consultorias que trabalharam no projeto. 

A implementação foi um projeto complexo, pelo qual a Herval recebeu a certificação Centro de Expertise SAP para o seu Centro de Competência SAP em 2016.

A empresa foi a primeira do Rio Grande do Sul a receber o título que, até então, só foi concedido a 23 organizações na América Latina.

No começo de 2017, a Herval anunciou a criação da HSource IT, uma nova empresa voltada para soluções e serviços de tecnologia a partir do spin off da área de TI da empresa, na época com 100 colaboradores.

O negócio SAP é cada vez mais importante dentro da Meta: ele é hoje responsável por 60% da receita da empresa, o dobro do registrado três anos atrás.

Neste ano, a Meta foi a primeira empresa do Brasil a implementar o SAP S/4Hana Public Cloud, tornando-se uma das três empresas aptas a oferecer a solução, que integra seus processos em uma nuvem compartilhada, no país.

Entre os clientes que contrataram a Meta para implementar o ERP estão Ajinomoto e Bruning. 

A Meta tem a meta de dobrar o faturamento até 2020. Mesmo assim, a ideia é manter a divisão das receitas próxima da atual, buscando um crescimento equilibrado entre os negócios, fábrica de software, BPO e consultoria, entre outros.

O plano parece estar no caminho certo. No primeiro semestre de 2018, a empresa registrou alta de 30% no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado.

A Meta tem escritórios no Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Miami e uma carteira de 350 clientes, incluindo nomes como Lojas Renner, Herval, Hospital Sírio Libanês, Unimed, Sicredi e GetNet.