A Gomes da Costa utiliza diversos módulos do SoftExpert Excellence Suite. Foto: Divulgação.

A Gomes da Costa realizou um projeto de automatização para modificar o gerenciamento de rotinas, documentos e ativos com a SoftExpert.

“Inicialmente, contratamos as soluções da SoftExpert para gestão de documentos e indicadores, para atender aos requisitos da ISO 9001. Com isso, acabamos conhecendo os demais módulos e outras oportunidades que o sistema poderia nos oferecer, como a gestão das nossas manutenções, fluxo de entrada e inspeção da qualidade, além do gerenciamento de planos de ações”, revela Ricardo Malaquias de Souza, coordenador de Sistemas da Gomes da Costa.

Hoje, a empresa utiliza diversos módulos do SoftExpert Excellence Suite: ativo, desempenho, documento, formulário, inspeção, insumo, manutenção, plano de ação, problema, processo, projeto, solicitação e workflow. 

A solução conta com 648 usuários cadastrados e é utilizada em todos setores da Gomes da Costa.

Hoje são geridos 92.833 documentos via SoftExpert Documento, mais de 49 mil processos instanciados no SoftExpert Workflow e 15.827 ocorrências via SoftExpert Problema, que deram origem a 1.417 planos de ação. Além disso, já foram gerenciadas 2.176 atividades de Manutenção Preventiva.

“Com a solução para gestão de documentos, alcançamos a automatização de rotinas, que eram realizadas através de controles paralelos, com acompanhamento em tempo real de pendências no fluxo da documentação. Hoje, tudo é padronizado e temos controle das revisões dos documentos, normas e procedimentos, além de uma redução significativa de gaps de aprovações e validações”, avalia Jéssica Ribeiro, analista de Sistemas de TI da Gomes da Costa.

“Com a implementação do SE Workflow e o SE Manutenção, temos o gerenciamento total das manutenções corretivas e preventivas em todas nossas unidades. A ferramenta nos permite ainda mensurar o ganho e saber de imediato quem é o responsável pelo trabalho, prazo e controle de periodicidade de manutenções preventivas”, comenta Daison Dutra, Gerente de Engenharia e Manutenção.

A companhia conta também com o apoio da Suite para garantir a manutenção das certificações ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001.

Com atuação no mercado brasileiro e em países da América Latina, África, Oriente Médio, Europa e Ásia, a Gomes da Costa conta com uma equipe de cerca de 2 mil funcionários diretos. A companhia fatura aproximadamente R$ 1 bilhão por ano.

Fundada em 1954, a Gomes da Costa é a maior fábrica de sardinhas da América Latina. A companhia possui 3 marcas em seu portfólio: Gomes da Costa, 88 e Carbonell. Além disso, possui uma fábrica de processamento de pescados, uma fábrica de embalagens e o Centro de Distribuição, localizados em Itajaí.

A SoftExpert, fornecedora de software e serviços para automação e aprimoramento de processos de negócio, registrou aumento de 17,5% em seu faturamento em 2017, chegando a R$ 70 milhões.

A companhia fechou o ano passado com 166 novos clientes, sendo 69 do exterior, um crescimento de 53% no número de novas contas fora do Brasil. 

Fundada em 1995, a SoftExpert conta atualmente com mais de 2 mil clientes e 300 mil usuários ao redor do mundo.