Ana Paula Romantini, CFO da Localfrio.

A Localfrio, uma das maiores empresas de logística integrada do país, implementou o software de gestão S/4 Hana da SAP, em um projeto entregue pela Engine.

A implantação durou sete meses e contemplou os módulos finanças, custos, gerência de materiais e vendas e distribuição (FI, CO, MM e SD, nas siglas).

O projeto, rápido quando se pensa em uma implantação de ERP, envolveu 40 funcionários da área financeira da Localfrio e 10 consultores da Engine trabalhando à distância devido à pandemia do coronavírus. 

Além da implantação do SAP, foram feitas integrações com 10 sistemas legados da Localfrio, incluindo soluções personalizadas de alfandegamento e armazém geral, um software de gestão de transporte da Totvs, além de uma solução de RH da ADP, de BI da Execplan e centro de serviços compartilhados da Requestia.

"Foi incrível ver os resultados e como chegamos a eles executando todo o trabalho on-line. É uma experiência altamente satisfatória e que mostra como podemos superar desafios em tempos difíceis", conta Ana Paula Romantini, CFO da Localfrio.

Com a implementação concluída, a Localfrio espera que a solução traga uma redução de custo de headcount de 15%, melhoria de informações aos acionistas, padronização de relatórios e segurança nos processos.

As operações da Localfrio estão concentradas em São Paulo, Santa Catarina e Pernambuco. São 6 unidades operacionais, sendo 4 terminais alfandegados, totalizando 430 mil metros quadrados de área disponível.

A Engine é a empresa do grupo TechTrends focada no mercado SAP, que tem por foco justamente fazer implementações ágeis do ERP da SAP-

Algumas das empresas clientes são a  Petroplus, representante oficial da STP no Brasil, a Bioenergy, especializada em energia eólica e o centenário laboratório Daudt.