Azul no ar agora com o Lync, da Microsoft. Foto: divulgação.

A Azul Linhas Aéreas anunciou nesta quinta-feira, 06, a adoção do Lync Server 2010 para otimizar a comunicação integrada dos funcionários da empresa. A implantação ficou a cargo da 2S, parceira Microsoft no país.

A solução, que teve sua implantação iniciada há cinco meses, foi adotada para a criação de um sistema interno e unificado de comunicação para a troca de mensagens entre seus colaboradores, com ferramentas como Sharepoint e Outlook.

Além de auxiliar no serviço de mensagens e comunicação, o Lync também agregou funcionalidades para compartilhamentos e conteúdos, vídeo e áudio conferência, e integração com o soluções Office.

Segundo o diretor de TI da Azul, Kléber Linhares, as funcionalidades do Lync agradaram à equipe. O compartilhamento de tela, por exemplo, auxilia na resolução de questões técnicas sem a necessidade da presença física do interlocutor.

"A possibilidade de gravar ligações, por sua vez, gera uma espécie de ata de reuniões facilmente acessível de forma online. Aos poucos, estas e outras funções foram sendo incorporadas à rotina dos colaboradores da Azul, que já as consideram essenciais", destaca.

O plano da Azul em 2012 é integrar o sistema de telefonia ao Lync Server, pela qual os usuários poderão atender e efetuar ligações a partir de suas máquinas pessoais.

MS LYNC

Quem também adotou o MS Lync recentemente foi o bureau de crédito Serasa Experian, que implementou a solução com a consultoria Brasoftware.

Luciano Brandi, gerente da área de Sistemas Distribuídos da Serasa Experian, explica que a nova ferramenta conectou todos os 3 mil colaboradores da empresa. Com o sistema anterior, estava sendo utilizada apenas pelos 400 colaboradores da área de TI da empresa.