Patricia Knebel. Foto: divulgação

O papel transformador da TI em empresas tradicionais do Rio Grande do Sul é o tema de A reinvenção da TI – como a tecnologia está transformando as empresas, novo lançamento da jornalista Patricia Knebel.

A novidade tem sessão de autógrafos nesta terça-feira, 10, a partir das 19h, na Livraria Cultura do  Shopping Bourbon Country.

Com prefácio do empresário Ricardo Felizzola, vice presidente da Fiergs e sócio fundador de empresas como Altus, Teikon e HT Micron, o  livro traz entrevistas realizadas com CIOs e depoimentos de CEOs de empresas como Tramontina, Gerdau, Grendene, CMPC Celulose Riograndense, Marcopolo, Randon e Panvel, entre outras.

“A TI é fundamental para que as organizações possam ter os seus processos padronizados e competitivos. Através do gerenciamento inteligente das informações, ajuda a melhorar o fluxo dos dados para a tomada das decisões e fornece ferramentas para o monitoramento dos resultados”, explica Patricia.

A obra usou como base amostral os executivos de TI que fazem parte do Grupo de Usuários de Tecnologia da Informação do Rio Grande do Sul (GUCIO-RS), que também tem a sua história contada na obra. 

A Reinvenção da TI traz ainda especialistas que há muito tempo acompanham esse setor e falam sobre tendências, os desafios para os CIOs e as novas tecnologias. 

Uma das inovações do projeto é uma versão digital interativa do livro, com animações, vídeos e galeria de fotos, que poderá ser acessada no início de 2014 pelos usuários de iPad, os tablets da Apple. 

Esse é o segundo livro que a jornalista do Jornal do Comércio publica sobre a TI no Rio Grande do Sul. No primeiro, Dos grãos aos chips o foco foi a história dos 60 anos da indústria de tecnologia no estado, desde surgimento das primeiras empresas de base tecnológica gaúchas.