Carmen Steffens é uma marca brasileira do comércio de bolsas, sapatos e roupas. Foto: divulgação.

A Carmen Steffens, varejista brasileira de bolsas, sapatos e roupas, implantou a plataforma de mensageria omnichannel da Infobip.

A empresa escolheu utilizar a plataforma via Oracle Responsys para gerenciar sua comunicação, incluindo SMS, e-mail e push. São disparadas até 1 milhão de mensagens SMS por mês.

O conteúdo é principalmente sobre rastreamento de pedidos, envio de ofertas e ações em lojas físicas e no e-commerce da Carmen Steffens. São 480 mil clientes cadastrados nesta base.

Além disso, o SMS funciona como reforço do e-mail. Se a plataforma registra que o consumidor não abriu o e-mail, um SMS é enviado para ele três dias depois.

Segundo a grife, a taxa de entregabilidade chega a 95% e a solução trouxe redução de custos. Além disso, as vendas por SMS e o número de downloads do aplicativo cresceram.

Antes da mudança, a empresa tinha bases tratadas separadamente para cada canal. Após  habilitar a API na plataforma de e-commerce, foi possível integrar todas as bases de clientes.

“Ficava difícil criar uma jornada de atendimento que realmente fosse adequada às necessidades do consumidor", afirma Gabriel Spaniol, diretor de e-commerce e marketing digital na Carmen Steffens. 

A empresa investiu na recuperação de clientes que não compram há mais de seis meses e agora pode ter uma confirmação de recebimento das as mensagens.

O sistema da Infobip também poderá ser usado em outros países.

“Nosso case de sucesso com a Carmen Steffens mostra que os varejistas atuando no e-commerce precisam integrar cada vez mais suas bases de clientes para construir uma jornada de atendimento efetiva. Num futuro cada vez mais conectado, não poderia ser diferente", ressalta Marcelo Ramos, gerente regional para o sul da América Latina da Infobip.

Carmen Steffens é uma marca brasileira do comércio de bolsas, sapatos e roupas, com 3,5 mil funcionários e presente em 19 países. Atuando no e-commerce desde 2006, a varejista tem sede em Franca, São Paulo. 

A lnfobip opera uma plataforma própria de mensageria e comunicação projetada para conectar operadoras de redes móveis e empresas. A companhia tem escritórios nos seis continentes, em 190 países.