ViajaNet usa AcessoBio para autenticação biométrica do comprador de pacotes de viagem no e-commerce. Foto: Pexels.

A agência de viagens online ViajaNet contratou a AcessoBio, solução desenvolvida pela Acesso Digital. A ferramenta permite a autenticação biométrica do comprador no e-commerce, estabelecendo a probabilidade do usuário ser realmente o titular do CPF.

Hoje, no caso de novos consumidores (que não possuem ou têm pouco histórico online), o e-commerce precisa recorrer aos analistas de mesa, que fazem uma avaliação manual, tentando contato para finalizar a venda. Quando o contato não é possível, a venda é negada.

Com o AcessoBio, o sistema envia um SMS ou e-mail para o consumidor, pedindo uma selfie e a foto do documento. Depois, confronta os dados com a base e gera o score, que dá mais informações para o e-commerce decidir pela venda ou não. 

“Com a implementação da biometria facial do AcessoBio, conseguimos melhorias significativas em nossa operação. Reduzimos a negativação indevida de compras e ainda agregamos mais segurança e confiança para nossos clientes”, afirma Rubens Lisboa, que gerencia a área de prevenção a fraudes do ViajaNet.

Fundada em 2007, a Acesso Digital tem clientes uma base de clientes grande entre fintechs, cujos nomes a empresa não revela.

As instituições financeiras utilizam a solução da empresa para realizar a validação biométrica das selfies enviadas no processo de abertura de uma conta digital.

A meta da empresa é cadastrar até 2020 toda a população economicamente ativa do Brasil. 

Os dados de biometria facial vem de uma ampla gama de clientes, passando por varejistas físicos e e-commerce, cujos nomes novamente a Acesso Digital não revela.