Smartphones serão as novas chaves do carro, segundo a Hyundai. Foto: divulgação.

A Hyundai está trabalhando em uma nova tecnologia que possibilitará o uso de smartphones para abrir e ligar automóveis, através de conexões de Near Field Communication (NFC).

O sistema NFC já é utilizado em vários aparelhos de última geração e, de acordo com analistas, se apresenta como uma forte tendência para o futuro. O sistema já é usado para transferências de arquivos entre aparelhos e pagamentos móveis.

O vice-presidente sênior e COO da Hyundai, Allan Rushforth, afirmou ao site da Wired que a tecnologia desenvolvida pela companhia será capaz de "integrar o smartphone com o automóvel de forma perfeita".

Personalizável, a tecnologia pode ser ajustada para reconhecer diferentes smartphones, em casos de carros que possuam mais de um motorista.

Além disso, esta personalização pode se estender a outros aspectos do veículo, como altura e posição do banco, ajuste dos assentos e espelhos, e até mesmo estações de rádio ou mp3 no rádio.

Para testar o sistema, a empresa equipou um modelo do automóvel i30 com o conceito.

Quando conectado ao carro, o smartphone aciona uma tela de 7", que mostra as informações do aparelho, como agenda de contatos, destinos para navegação e músicas para reprodução.

De acordo com a montadora, a próxima geração de seus automóveis já devem contar com a nova tecnologia, chegando às lojas em 2015.