Rodrigo Caixeta, CEO da Smartia. Foto: Divulgação.

A Salesforce foi escolhida pela Smartia, e-commerce de seguros para automóveis que calcula em tempo real o valor do seguro, como a empresa utilizada para integrar e centralizar informações e acessos ao seu site. 

Com quatro anos de mercado e pioneira no serviço, a empresa criou uma plataforma de lead management com base no plataforma Sales Cloud da Salesforce.

Durante a criação da empresa, a Smartia buscava uma solução que fosse uma plataforma para os seus negócios. Com isso, a companhia criou a partir do Sales Cloud um sistema próprio de vendas de seguros. 

Todos os sistemas da empresa, que são integrados e geram leads, oportunidades e apólices, foram construídos por um time especializado e aplicado em Salesforce – são mais de 500 mil linhas de códigos API produzidos internamente.

“Nós implantamos desde o primeiro ano da empresa e estamos em constante produção e desenvolvimento”, diz Ianz Monteiro, diretor de Tecnologia da Smartia.

O mapa do fluxo da linha de produção da companhia descreve todo o processo de gestão – o início se dá com prospects do e-commerce e se encerra com a gestão de qualidade e o cliente seguro. 

Cada acesso ao site da empresa, desde o cálculo de seguros até o fale conosco e a emissão de apólices, está integrado a Salesforce, com workflow de tarefas e formulários específicos para cada etapa do processo.

Os times da empresa utilizam painéis direcionados e diferentes, de acordo com cada área de trabalho. Além disso, todos os relatórios e KPIs (indicadores de desempenho) da companhia também são mensurados através da solução. 

Em 2014, a Smartia produziu R$ 20 milhões em vendas de seguros e conta, atualmente, com mais de 70 funcionários.

O CEO da Smartia é Rodrigo Caixeta, que tem bacharelado em Ciências da Computação pela PUC-GO, é mestre em Ciências da Computação pela UFRJ e tem especialização em seguros de todos os ramos pela Escola Nacional de Seguros FUNENSEG. 

Ele atuou como consultor na área de TI em seguros entre 2001 e 2009, quando trabalhou na BRQ.