Leonardo Bruno Melo.

Leonardo Bruno Melo, ex-diretor de vendas para aplicações cloud da Oracle, acaba de ser contratado pela Microsoft para liderar a área de vendas para aplicações de negócios no Brasil.

A informação é de fontes de mercado e foi confirmada pela reportagem do Baguete.

No novo cargo, Melo comandará as vendas do portfólio de sistemas de gestão empresarial e de relacionamento com clientes da Microsoft.

Além da Oracle, Melo tem passagem pela área comercial da Algar Tech e Stefanini, ambas em cargos de diretoria.

O tamanho da área que Melo comandará na Microsoft no Brasil é um mistério.

A empresa não costuma divulgar muitos cases de ERP e CRM, mercados nos quais está atrás de concorrentes como SAP, Oracle e SalesForce.

A pesquisa sobre o mercado de TI feita pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV), uma das poucas fontes sobre participações de mercado em ERP no país, não chega a mencionar o produto da Microsoft em nenhuma das suas faixas.

A empresa tem alguns pontos a seu favor, como um acordo com Adobe para a área de CRM, ou o fato das suas soluções terem integração com outros produtos da Microsoft como Azure, Linkedin, Skype.

Alguma movimentação está acontecendo no mercado, no entanto.

Em 2013, a multinacional dinamarquesa AlfaPeople adquiriu a Tridea, uma empresa paulista especializada em projetos de CRM com tecnologia Microsoft, integrando a oferta AX.

O Grupo i9, holding especializada em plataforma Microsoft com matriz em São Paulo e filiais em Curitiba e Rio de Janeiro, representa o AX desde 2009. Outro parceiro importante é o Grupo Processor, sediado em Porto Alegre.

Em termos de clientes, algumas organizações conhecidas usuárias da AX são a varejista gaúcha Colombo, Brasil Kirin e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná.