Startup de compra, venda e reforma de imóveis, começou 2020 como o 11º unicórnio brasileiro. Foto: Pexels.

A Loft, startup de compra, venda e reforma de imóveis, começou 2020 como o 11º unicórnio brasileiro. Após 16 meses de operação, a empresa tornou-se a mais rápida da história do país e primeira construtech a alcançar o feito.

De acordo com a Época Negócios, a startup atingiu o valor de mercado de US$ 1 bilhão após receber o investimento de US$ 175 milhões em rodada liderada pelos fundos Andreessen Horowitz, Fifth Wall Ventures e Vulcan Capital.

Fundada em agosto de 2018 pelo alemão Florian Hagenbuch e pelo húngaro Mate Pencz, a Loft compra apartamentos usados, faz reformas com empreiteiros parceiros e revende por valores até 45% maiores que o preço original.

Ainda segundo a revista, os dois já haviam fundado no Brasil, em 2012, a gráfica on-line Printi, vendida em 2017 e fundamental para o aporte no empreendimento atual.

“Eles já empreenderam antes e tiveram uma saída bem-sucedida. Os dois unem uma visão global com um poder de execução brasileiro”, ressaltou Rafael Costa, sócio da Vulcan Capital, à Época negócios.

No início, a Loft operava com imóveis em bairros luxuosos da capital paulista - propriedades no valor de cerca de R$ 1 milhão em bairros nobres como Jardim América, Jardim Paulista, Itaim Bibi e Vila Nova Conceição.

“A estratégia da startup foi, em primeiro lugar, estabelecer nossa marca em uma região, para demonstrar que nosso modelo funcionava de ponta a ponta, mesmo em um mercado tão complexo”, contou Mate Pencz, co-fundador da Loft, à revista.

Atualmente, a empresa atua em 16 bairros paulistanos e vende imóveis de diferentes tamanhos e categorias, incluindo até apartamentos de 25 metros quadrados por R$ 300 mil.

De acordo com a Época Negócios, o novo aporte deve ser usado para os planos de expansão da companhia no Brasil e América Latina.

Em São Paulo, a startup pretende chegar a regiões como Bela Vista e Zona Leste. Além disso, a Loft quer levar a sua operação para outras capitais, como Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

Ainda no primeiro semestre de 2020, deve começar sua primeira investida internacional, na Cidade do México.

Os recursos também devem usados para impulsionar a comercialização dos produtos extras da empresa, como antecipação para vendedores e financiamento para compradores.

Os outros 10 unicórnios brasileiros são: 99, Nubank, Arco Educação, Movile (iFood), Stone, Gympass, Loggi, QuintoAndar, Ebanx e Wildlife.