Foto: Pixabay.

O Startup Rio, executor dos editais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), anunciou uma colaboração com a IBM na qual os empreendedores que fazem parte do projeto terão acesso ao programa Startup With IBM.

Na prática, 150 startups poderão acessar a plataforma de nuvem híbrida aberta da IBM, incluindo Red Hat OpenShift, e poderão construir soluções com até US$ 120 mil em créditos de IBM Cloud. 

À medida que evoluírem em seus modelos de negócio, as startups também poderão ser selecionadas pela IBM para participar do IBM Open Ventures, iniciativa de inovação aberta que promove a integração de soluções de scale ups a uma rede de instituições.

"Para o empreendedor, não basta oferecer apenas tecnologia. Com a IBM, vamos acelerar ainda mais o desenvolvimento do ecossistema empreendedor para que mais startups possam crescer e executar suas ideias inovadoras", afirma Paulo Espanha, coordenador geral do StartupRio.

Criado em 2013, o Startup Rio tem como objetivo fomentar o desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo digital no estado do Rio de Janeiro, impulsionando startups de áreas como saúde, educação, finanças, impacto social, inteligência artificial, IoT e agritech.

Só em 2020, o programa destinou R$ 6 milhões em capital seed para desenvolvimento de projetos de brasileiros e estrangeiros, com times de dois a cinco participantes.

Em todo o mundo, a IBM executa mais de 15 programas de aceleração, além de ter parcerias com mais de 250 aceleradores e incubadoras.