TAM é o novo cliente da SAP. Foto: flickr.com/photos/tamlinhasaereas/

A TAM está no processo de migrar o seu sistema de gestão da ferramenta da Oracle para a SAP.

É o que apontam fontes de mercado ouvidas pelo Baguete Diário. Procurada, companhia área confirmou a existência do projeto, mas não fez maiores comentários.

Ao que tudo indica, a migração visa unificar o sistema de gestão com a Lan Chile, companhia aérea chilena que adquiriu a brasileira em 2010, formando dois anos depois a Latam, o maior grupo latino-americano de aviação. A Lan usa ERP da SAP. 

A unificação dos sistemas de gestão faz sentido dentro da meta da nova companhia de obter sinergias de entre US$ 600 milhões a US$ 700 milhões até 2016.

Essa é a segunda grande companhia área brasileira a migrar para da Oracle para a SAP. Em novembro, a Gol, principal concorrente da TAM no mecado nacional, anunciou a mesma decisão.

Ainda em setembro, a SAP divulgou metas de crescer no setor aéreo brasileiro, no qual, à aquela altura, só tinha como cliente de expressão a Azul.

Em nível mundial, a multinacional afirma atender as dez maiores companhias aéreas do mundo, incluindo Delta Airlines, Lufthansa e Air China.